Jogos Olímpicos Tóquio2020 adiados para 2021

PorInforpress, Lusa,25 mar 2020 7:13

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para 2021, devido à pandemia da COVID-19, anunciaram esta terça-feira o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador dos Jogos, em comunicado.

Nas presentes circunstâncias e baseado nas informações dadas hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente do COI [Thomas Bach] e o primeiro-ministro do Japão [Shinzo Abe] concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021”, lê-se no comunicado.

Esta decisão foi, de acordo com o mesmo documento, tomada “para salvaguardar a saúde dos atletas, de toda a gente envolvida nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”.

No mesmo comunicado, o COI salientou o “grande progresso” feito pelo Japão na luta contra a covid-19, mas lembrou que “a propagação sem precedentes e imprevisível” fez com que “a situação se deteriorasse no resto do mundo”.

Antes, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, já tinha dito que o COI tinha aceitado o seu pedido de adiar por um ano os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Abe e o alemão Thomas Bach, líder do COI, tinham estado reunidos por videoconferência juntamente com o presidente do Comité Organizador, Yoshiro Mori, com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e com outros elementos do COI.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress, Lusa,25 mar 2020 7:13

Editado porSara Almeida  em  25 mar 2020 14:31

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.