Desporto, atletas e a revolução verde.

PorLeonardo Cunha,3 jun 2021 9:34

A humanidade está neste momento no seu maior desafio de sempre. As alterações climáticas podem vir a ditar a transformação completa do nosso planeta e é a responsabilidade de todos agir sobre este fenómeno. Considerando a filosofia do olimpismo de colocar o desporto ao serviço da humanidade e estando o Olimpismo centrado nos atletas, neste artigo exploro o papel reconhecido que estes estão a ter nesta luta para salvar “a nossa casa”.

O guarda-redes Lutz Pfannenstiel é o único jogador a jogar profissionalmente em seis continentes, e talvez esta experiência verdadeiramente global tenha sido o que o motivou a criar o Global United FC, um clube cujo lema é "Estrelas do Futebol VS alterações climáticas". A equipa conta com um plantel internacional de 250, incluindo John Barnes, Peter Ndlovu, Pavel Nedved e Zinadine Zidane. Lutz organiza jogos de caridade para promover a proteção do clima e atividades práticas com jovens e estrelas como plantação de árvores, limpezas ambientais, passeios, visitas escolares e hospitalares.

A australiana Cathy Freeman, campeã mundial de 400 metros, é a única aborígene a conquistar o ouro olímpico. Causou sensação nos Jogos Olímpicos de Sydney de 2000, ao correr a sua volta da vitória carregando as bandeiras aborígenes e australianas. Hoje, Cathy é embaixadora da Landcare Australia, ajudando a restaurar as vias navegáveis em todo o país

Yao Ming, estrela do basquetebol de 2,29 metros de altura, que jogou nos Shanghai Sharks e nos Houston Rockets, faz campanha para que a China diga não à sopa de tubarões e pare a sobrepesca destes magníficos peixes, e manifestou-se contra a criação de ursos para a bílis, dizendo que "os ursos são animais bonitos na natureza, vamos amar e cuidar deles”.

"A Hora da Terra não é só poupar energia, é um momento para pensar no que podemos alcançar. Durante a Hora Da Terra, as vossas luzes são a vossa voz, e que gritem aos nossos líderes que este planeta é o nosso único planeta e queremos mantê-lo”. Esta foi a mensagem da Hora da Terra do "Thorpedo" (também conhecido como Ian Thorpe). Cinco vezes medalha de ouro olímpica de natação e 11 vezes campeão mundial, Thorpe agora transmite regularmente em nome do ambiente como apresentador de TV para a Foxtel australiana.

O Skater profissional brasileiro Bob Burnquist envolveu-se numa acrobacia espetacular de saltar com o seu skate, e um para-quedas, o Grand Canyon. É um dos fundadores da Action Sports Environmental Coalition, uma organização que trabalha para sensibilizar os skatistas, BMXers e surfistas, enquanto a sua Fundação Bob Burnquist trabalha para divulgar informação sobre agricultura biológica e jardinagem nas escolas.

Jorge Guzmán Rodríguez, conhecido como El hijo del Santo, é, tal como o seu pai, uma das estrelas de Lucha Libre, uma forma de luta popular no México. Mas tornou-se ainda mais conhecido desde que se juntou à organização sem fins lucrativos Wildcoast para fazer campanha para salvar tartarugas marinhas ameaçadas no Golfo do México. Também fez campanha pela baleia cinzenta e ajudou a limpar o rio Tijuana contaminado.

Robert Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo de surf, é apaixonado por preservar oceanos a nível global. Trabalha para angariar fundos para o Reef Check, um coletivo que trabalha para proteger e reabilitar recifes de corais em todo o mundo, e usa o seu conhecimento sobre os oceanos para aconselhar a Sociedade de Conservação do Pastor Marinho.

Em Cabo Verde também temos um ECO-CHAMPION de seu nome Nuno Dias. Este atleta de Karaté radicado em Portugal é dos poucos dentro da rede de ECO-atletas que tem sido uma voz ativa na proteção da natureza.

Precisamos ter cada vez mais atletas a ser uma voz ativa para estas iniciativas e a promover uma sensibilização e ação em massa das populações e adeptos do desporto para aquela que está a ser a batalha silenciosa mais dura da humanidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Leonardo Cunha,3 jun 2021 9:34

Editado porAndre Amaral  em  3 jun 2021 17:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.