Regata Globe 40 com paragem em São Vicente

PorExpresso das Ilhas,3 jul 2022 12:59

Participam na regata 18 navegadores de oito países
Participam na regata 18 navegadores de oito países

A cidade do Mindelo recebe, de 4 a 17 de Julho, o primeiro Stop Over da Regata Globe 40 que traz ao país capitães e profissionais de várias partes do globo, numa Volta ao Mundo cujo percurso foge dos padrões tradicionais, combinando performance desportiva, aventura e sensibilização para protecção dos mares.

Cabo Verde, devido à posição geoestratégica, é um dos países que recebe uma das etapas desta competição, sendo Mindelo o ponto de paragem.

A largada, em solo africano, da globe 40 foi dada no passado dia 26 de Junho, em Tânger, Marrocos. O primeiro dos capitães aporta a baía do Mindelo este domingo. Durante a estadia, até ao dia 17, e segundo o ministério do Mar, haverá actividades diversas para promover a preservação dos oceanos e o desenvolvimento sustentável.

Uma nova saga de circum-navegação

Depois de três anos de espera e adiamentos (devido à pandemia), teve início a Globe 40, a primeira volta ao mundo com escalas para veleiros da Classe 40. De acordo com o regulamento, cada barco leva a bordo, no mínimo, dois tripulantes. Participam na competição representantes da Holanda, Canadá, Estados Unidos (três barcos), Japão, França e Marrocos, totalizando 18 navegadores de oito países (um dos veleiros americanos tem três tripulantes).

O Classe 40 é um barco de tamanho intermédio em termos de regatas offshore e é considerado a porta de entrada para os velejadores que querem competir noutras regatas oceânicas de longo curso.

As etapas da Globe 40

Tânger (Marrocos) - Cabo Verde. Cabo Verde - Ilhas Maurício. Ilhas Maurício - Auckland (Nova Zelândia). Auckland - Taiti (Polinésia Francesa). Taiti - Ushuaia (Argentina). Ushuaia - Recife (Brasil). Recife – Granada. Granada - Lorient (França).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 jul 2022 12:59

Editado porAndre Amaral  em  4 jul 2022 14:14

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.