O atleta de 27 anos bateu toda a concorrência numa prova disputada num ritmo considerado elevado, tendo praticamente dominado a competição desde o tiro de partida, não obstante a forte resistência do internacional Cândido Fortes, da Ilha do Sal, que acabou por pagar cara a perseguição, já que perdeu o segundo posto a escassos centímetros da meta.
É que na sua tentativa de assaltar o comando, Cândido Fortes, não obstante a sua larga experiência, claudicou-se na recta final, tendo sido ultrapassado à chegada à meta pelos santiaguenses Queltom Lomba e Ivan Fortes, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Emocionado pelo título alcançado, Artur Fortes enalteceu a qualidade dos concorrentes e a pressão de disputar o nacional com grandes atletas, entre os quais o veterano Cândido Fortes, mas disse que veio a Cidade da Praia confiante na sua capacidade, assegurando que trabalhou e muito com os seus treinadores nas provas regionais para que o objectivo fosse, deveras concretizado.
Consumada esta vitória, Artur Fortes afiançou que vai continuar focado na melhoria das suas marcas e trabalhar, cada vez mais e focado, para que a ambição de se internacionalizar a serviço da selecção de Cabo Verde seja uma realidade.
O nacional da modalidade prossegue durante tarde para continuar no domingo.
De acordo com a organização, o Nacional do Atletismo vai ser disputado nas disciplinas dos 100, 200, 400, 800, 1500, 3000 e 5000 metros, estafetas 4×100 metros mista e salto em comprimento.