Segundo a Inforpress, o presidente da federação nacional da modalidade, Marques Mendes, avançou que a prova vai ser disputada nas categorias sub-23 e elite, envolvendo os três melhores classificados de cada uma das regiões desportivas, à excepção da Boa Vista, que não se fará representar, “por indisponibilidade seus ciclistas”.
O V Campeonato Nacional da modalidade, segundo esclareceu Marques Mendes, vai ser disputado nas disciplinas de contra-relógios e prova de linha e está a ser encarada com muita expectativa.
Realçou que tanto a organização como os ciclistas concorrentes estão expectantes já que a prova vai contar, de entre outros, com o concurso dos quatro ciclistas residentes que recentemente evoluíram no Mundial de Glasgow e que, conforme prognosticou, ganharam experiências e ritmos que poderão ser testadas neste nacional.
De acordo com a calendarização, o nacional da modalidade arranca no sábado, 16, com a prova de contra-relógio, tendo como partida o Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, com passagem pela Rotunda Agostinho Alves e São Francisco numa distância de 26 quilómetros.
Já a prova em linha, realiza-se no Domingo, 17, com tiro de partida na Cidade Velha e meta no Estádio da Várzea, com passagem pela Circular da Praia e localidades de Milho Branco, barragem de Poilão, Variante São Domingos e Aeroporto Internacional da Praia, perfazendo uma distância de 113 quilómetros.