Segundo um comunicado da FIFA, na qualidade de países organizadores do mundial, Portugal, Espanha e Marrocos estão automaticamente qualificados para a competição, enquanto Argentina, Paraguai e Uruguai terão de passar pela fase de qualificação.
O comunicado refere que tendo em conta o contexto histórico do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, o Conselho da FIFA concordou unanimemente em organizar uma cerimónia única de celebração, do evento que também assinala o centenário Copa do Mundo da FIFA, na capital do Uruguai, Montevidéu, onde se realizou o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA em 1930, bem como três jogos do Campeonato do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente.
"O Conselho da FIFA, que representa todo o mundo do futebol, concordou unanimemente em celebrar o centenário da Copa do Mundo da FIFA da maneira mais apropriada. Por conseguinte, a celebração terá lugar na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai - organizarão um jogo cada um do Campeonato do Mundo da FIFA 2030. O primeiro destes três jogos será, naturalmente, disputado no estádio onde tudo começou, o mítico Estádio Centenário de Montevidéu, precisamente para celebrar a edição do centenário do Campeonato do Mundo da FIFA", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
O presidente da FIFA acrescentou ainda: "Dois continentes - África e Europa - unidos não só numa celebração do futebol, mas também numa coesão social e cultural única. Uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”.