“Através da lente destes amantes da fotografia (Eneias Rodrigues, Cristiano Barbosa, Vadu Rodrigues e Léo Moreau) consegue-se viajar pelas ilhas e suas vivências, dividindo-se em dez categorias de fotos a serem exploradas e admiradas”, informa o COC em comunicado de imprensa.
Paisagens, agricultura, costumes e festas locais, economia e turismo, fauna e flora, música e cultura, retratos, desporto, vida quotidiana, cidades, história e monumentos é o cardápio disponibilizado num total de 200 fotos capturadas nas ilhas, 50 de cada um dos fotógrafos.
Estas fotografias, de acordo com a fonte, estão em exposição digital, divulgadas mensalmente nas plataformas oficiais da comunidade de municípios de Parthenay-Gâtine.
Parte desta exposição, relata a mesma fonte, estivera exposta fisicamente no Festival de Agricultura e Economia da região, que aconteceu de 22 a 24 de Setembro, levando um pouco sobre a agricultura deste arquipélago.
Refira-se que o Team Cabo Verde, representado pelos comités Olímpico e Paralímpico de Cabo Verde, assinou, em Setembro de 2022, um acordo de parceria com a comunidade de municípios de Parthenay-Gatine para acolher o seu estágio de delegação, tendo em suas cláusulas a promoção de Cabo Verde durante todo o período antes da sua chegada à região.
“Entre estas acções, a cultura de Cabo Verde foi destacada também durante o Verão, por ocasião do Festival Lúdico Internacional de Parthenay. A estrelar estas celebrações, esteve a embaixadora de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Paris, a atleta Marina Correia, mostrando as suas habilidades em longboard dancing”, lê-se no documento.
Mais do que uma competição, garante o COC, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma “oportunidade única” de promoção das ilhas pelo mundo.