Paris’2024: Cabo Verde em 200 fotografias expostas na cidade francesa de Parthenay-Gatine

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 out 2023 17:27

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) leva “Cabo Verde, em suas fotografias”, à comunidade de municípios de Parthenay-Gatine (França) em acção de promoção e valorização do país, no âmbito da participação de Cabo Verde nos Jogos de Paris 2024.

“Através da lente destes amantes da fotografia (Eneias Rodrigues, Cristiano Barbosa, Vadu Rodrigues e Léo Moreau) consegue-se viajar pelas ilhas e suas vivências, dividindo-se em dez categorias de fotos a serem exploradas e admiradas”, informa o COC em comunicado de imprensa.

Paisagens, agricultura, costumes e festas locais, economia e turismo, fauna e flora, música e cultura, retratos, desporto, vida quotidiana, cidades, história e monumentos é o cardápio disponibilizado num total de 200 fotos capturadas nas ilhas, 50 de cada um dos fotógrafos.

Estas fotografias, de acordo com a fonte, estão em exposição digital, divulgadas mensalmente nas plataformas oficiais da comunidade de municípios de Parthenay-Gâtine.

Parte desta exposição, relata a mesma fonte, estivera exposta fisicamente no Festival de Agricultura e Economia da região, que aconteceu de 22 a 24 de Setembro, levando um pouco sobre a agricultura deste arquipélago.

Refira-se que o Team Cabo Verde, representado pelos comités Olímpico e Paralímpico de Cabo Verde, assinou, em Setembro de 2022, um acordo de parceria com a comunidade de municípios de Parthenay-Gatine para acolher o seu estágio de delegação, tendo em suas cláusulas a promoção de Cabo Verde durante todo o período antes da sua chegada à região.

“Entre estas acções, a cultura de Cabo Verde foi destacada também durante o Verão, por ocasião do Festival Lúdico Internacional de Parthenay. A estrelar estas celebrações, esteve a embaixadora de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Paris, a atleta Marina Correia, mostrando as suas habilidades em longboard dancing”, lê-se no documento.

Mais do que uma competição, garante o COC, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma “oportunidade única” de promoção das ilhas pelo mundo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 out 2023 17:27

Editado porAntónio Monteiro  em  9 out 2023 10:36

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.