A selecção cabo-verdiana de futebol sénior masculina venceu domingo, 14, a congénere do Gana por 2-1, no seu jogo de estreia no Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), a decorrer na Costa do Marfim, referente à primeira jornada do grupo B.
“No nosso primeiro CAN, em 2013, fomos eliminados nas quartas-de-final pelo Gana, portanto tem um sabor especial. Temos o nosso objectivo e respeitamos todas as selecções. Queremos demonstrar o nosso futebol ao mundo, que temos condições para lutar com as maiores selecções africanas”, disse Bubista, em conferência de imprensa, após a vitória sobre o Gana.
Em relação ao jogo, contou que sabia que Cabo Verde podia tirar vantagens em transições ofensivas, que proporcionaram aos jogadores cabo-verdianos várias oportunidades de golo, entretanto desperdiçadas por Bebé e Jovane Cabral.
“O Gana também teve as suas oportunidades, mas creio que merecemos a vitória. Se a vitória tivesse caído para o outro lado também seria merecido”, notou o timoneiro nacional, advertiu que Cabo Verde ainda não está qualificado e que faltam mais dois jogos.
“Qualquer das equipas do grupo ainda têm hipótese de qualificar e sabemos das suas qualidades”, avisou.
Cabo Verde lidera o grupo B com três pontos, dado que no outro jogo Moçambique e Egipto empataram a dois golos.
Os Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção de Cabo Verde, voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, 19, para um derby lusófono ante a sua congénere de Moçambique.
Esta é a quarta participação de Cabo Verde no CAN, depois de África do Sul, em 2013, Guiné Equatorial, em 2015 e Camarões em 2021.
Divisão dos grupos
Grupo A: Costa do Marfim; Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau
Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique
Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné-Conacri e Gâmbia
Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola
Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia
Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia