Trovoada, que se fez acompanhar do preparador físico, Edmilson Abreu “Kuka” e de Ayline Pires, disse que o estágio partiu de um convite formulado pelo director do Barça, Dom Mário.
O estágio, informou, consiste de uma intensa agenda, sendo que o primeiro contacto com a equipa principal se enquadra nos treinos de preparação para o jogo de quinta-feira, 14, contra o Partizan e que passa ainda por seguimento dos trabalhos da equipa de sub-18.
Absorver o máximo do conhecimento desta equipa profissional de referência mundial afigura-se como um dos objectivos da equipa técnica de Cabo Verde da modalidade, que espera também que a troca de experiência seja importante de modo que enalteceu a oportunidade concedida pelos responsáveis do Barça.
A selecção de Cabo Verde de basquetebol está na luta para a qualificação dos Jogos Africanos de 2025, tendo liderado o Grupo B de janela de qualificação realizado em Fevereiro em Monastir, na Tunísia, com a soma de três vitórias em outras tantas partidas, diante da Uganda, Nigéria e Libéria.
O combinado nacional de Cabo Verde, que está no processo de remodelação dos jogadores, face à saída de alguns veteranos e entrada de novos valores, lidera o grupo com seis pontos, seguido da Líbia (cinco), Uganda (quatro) e Nigéria (três).
A segunda janela de qualificação, de acordo com a FIBA, realiza-se de 18 a 26 de Novembro e a terceira de 17 a 25 de Fevereiro de 2025.
Após estas eliminatórias, as 16 melhores selecções da África jogarão o importante torneio denominado Afrobasket 2025.