O segundo e último dia do Fogo Vulcan Trail - Run on Lava chegou ao fim, com as provas principais a acontecerem este domingo em Chã das Caldeiras.
Segundo a organização, este percurso foi mais difícil do que no ano passado, com os atletas a percorrer os 33 km (Trail) ou os 13 km (Trail Sprint) por subidas íngremes, descidas vertiginosas, rios de lava e caminhos de jorra.
Valter Araújo e Edna Lima, ambos da Emicela, sagraram-se os vencedores do Trail longo. Os atletas já tinham vencido ontem o Km vertical (subida ao vulcão).
No Trail Sprint (trail curto) seis atletas decidiram chegar juntos à meta, em sinal de solidariedade e fair play devido ao apoio mútuo durante o percurso. Assim, a organização decidiu dividir os 3 primeiros prémios pelos atletas que chegaram ex-aequo em primeiro: Anilton Silva, atleta Individual, Cavickon Fortes, Emicela, Edy Monteiro, Emicela, Lucas Silva, Emicela, Quelton Lomba, Grupo Desportivo RGS Atletismo e Wilson Luz, Individual.
Nos femininos, Élenise Mendes foi quem chegou primeiro à meta do Trail Sprint.
O FVT incluiu também uma caminhada ecológica de 6 km, onde os participantes recolheram lixo ao longo do percurso. O lixo foi posteriormente separado na sede do Parque Natural do Fogo e o plástico será enviado para a empresa Caboplast para tratamento.
A próxima etapa do Cabo Verde Trail Series acontece na ilha de Santiago nos dias 15 e 16 de Junho. O CVTS vai também passar por São Nicolau, em Setembro, e por Santo Antão, em Dezembro.