“Depois de muitos anos de dedicação e compromisso chegou o momento de pendurar as chuteiras”, escreveu o “capitão” nas suas páginas nas redes sociais, a poucos dias de completar 40 anos [nasceu a 16 de Junho de 1984].
“Deixo para trás um legado exemplar de compromisso, respeito e paixão para todos os meninos que tal como eu nascem e crescem em bairros sociais, a todos os meninos que em Cabo Verde desejam um dia chegar a profissional de futebol”, acrescentou.
Marco Soares agradeceu a toda a Nação cabo-verdiana e frisou que foi um privilégio representar a selecção de Cabo Verde durante 16 anos.
Formado no Sporting de Portugal, Marco Soares passou ainda por Barreirense, União de Leiria, Olhanense, Panduri (Roménia) Omonia Nicosa (Chipre) 1° de Agosto (Angola), AEL Limassol (Chipre) Feirense, Arouca e Florgrade FC, último clube da sua carreira.
Pela selecção de Cabo Verde, despediu em 2022, contabilizou 53 internacionalizações, apontou três golos e esteve no CAN'2013 e CAN’2021.
Em 2022 foi condecorado com o segundo grau da Medalha de Mérito Desportivo, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.