De acordo com nota do grupo "Caminhada d’Vav", para esta edição, que arranca da cidade às 05:00 de sexta-feira, estão alinhados oito caminheiros Adriano Pascoal, Dery Tomasia, João José Graça Ferreira, Manuel Jesus Delgado, Manuel Jesus, Matilde Dias, Nuno Tavares e Vitte Oilides Silva.
“A volta envolve todos os membros da caminhada que trabalham como ‘staff’ de logística, com abastecimento de alimentos, energéticos e hidratantes, em pontos de apoio. Os caminheiros pernoitam em São Pedro, na sexta-feira, e no Calhau, no sábado, com apoio da Associação de Pescadores de São Pedro e Nhela de Calhau”, explicou a mesma nota.
A chegada à Praia da Lajinha está prevista para domingo, por volta das 16:30, e o encerramento será no mesmo ponto de partida, na casa de Álvaro “Vav” Cruz, em Alto São Nicolau.
O mesmo documento refere que a Volta a Soncent é uma iniciativa da Caminhada d’Vav, criada há mais de 20 anos, para fazer caminhadas ecológicas em São Vicente, com idas pontuais a Santo Antão.
“A ilha do Monte Cara tem cerca de meia centena de trilhos antigos, criados por pastores, agricultores e moradores de zonas rurais. São caminhos que deixaram de ser usados à medida que estas populações se mudaram para Mindelo, e actualmente estão bastante danificados pela acção da erosão e da falta de manutenção”, informou.
A organização destacou ainda que “a caminhada é uma forma de activismo ambiental para manter esses trilhos em funcionamento porque são parte da história da ilha e atestam ao potencial de turismo de natureza de São Vicente”.