Comissões das Finanças e do Património para análise dos problemas dos empresários foram "ineficazes" - CCISS

PorExpresso das Ilhas,29 out 2014 18:18

O presidente da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento (CCISS), Jorge Spencer Lima, disse hoje que as Comissões das Finanças e do Património criadas para discutir problemas que afectam os empresários cabo-verdianos, foram "ineficazes".

O presidente da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento (CCISS), Jorge Spencer Lima, disse hoje que as Comissões das Finanças e do Património criadas para discutir problemas que afectam os empresários cabo-verdianos, foram "ineficazes".

Em declarações à Inforpress, o presidente da CCISS afirmou que ao contrário da Comissão das Alfândegas, “as duas das três comissões (Finanças e Património) instaladas após o encontro com o Governo, não funcionaram” até este momento.

“Praticamente não houve abertura de espírito por parte dos responsáveis das finanças para encontrarmos as soluções dos problemas. Há membros da comissão indicados pela ministra das Finanças que nunca participaram na reunião da comissão”, denunciou.

A mesma coisa aconteceu também com a Comissão do Património. Os interlocutores nunca estiveram disponíveis. “Nunca se reuniu. Esta comissão foi um desastre”, frisou.

Face à situação, Jorge Spencer Lima disse que já pediu ao Governo que assuma as suas responsabilidades e que diga se quer que o diálogo continue. Neste momento está-se à espera da reacção do Governo sobre esta questão, indicou.

Da parte do sector privado há toda abertura, mas do lado do património do Estado e das finanças não há abertura nenhuma de espírito para se trabalhar e criar as condições para que os problemas sejam resolvidos, desabafou Jorge Spencer Lima.

A Comissão das Alfândegas, contrariamente das outras, “funcionou lindamente, com reuniões regulares como programadas, o que era preciso acordar foi acordado. “Houve um diálogo muito franco e aberto”, sublinhou.

As comissões das finanças, do património e das alfândegas foram criadas após o encontro entre as estruturas intermédias do Governo e os empresários da CCISS, realizado em Janeiro último, e que contou com a presença da ministra das Finanças Cristina Duarte.

Durante o encontro com o Governo, diversos temas de interesse recíproco foram debatidos e analisados, destacando-se o relacionamento com o fisco e a administração aduaneira bem como o acesso a terrenos para executar os investimentos.

O evento teve como objetivo, promover entendimentos e aprofundar diálogos com os operadores económicos, no sentido de se encontrar soluções ajustadas para a melhoria do ambiente de negócios em Cabo Verde.

De entre as chefias da administração pública, encontravam-se presentes nesse encontro, a Direcção Geral das Alfandegas, Direcção das Contribuições e Impostos, Direcção Nacional do Património e da Contratação Pública e a Direcção Geral do Tesouro.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 out 2014 18:18

Editado porAntónio Monteiro  em  29 out 2014 18:26

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.