Santo Antão: Depois dos investimentos na agricultura em Alto Mira agricultores desejam ver resolvido o problema de mercado

PorExpresso das Ilhas,21 nov 2014 16:04

Os investimentos realizados em Alto Mira, Santo Antão, no quadro do projecto de reordenamento dessa bacia hidrográfica, já estão a ter impacto no aumento da produção agrícola nesse vale, admitem os agricultores locais.

 

O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Jailson Neves, informou que a produção agrícola nessa localidade varia, actualmente, entre 20 e 30 toneladas de produtos por semana, graças aos investimentos realizados nos últimos dois anos, no quadro do projecto de reordenamento dessa bacia hidrográfica.

Porém, Jailson Neves disse à Inforpress que os agricultores estão preocupados com o problema de mercado, já que não conseguem colocar os seus produtos nos mercados turísticos nacionais, sobretudo na Boa Vista e no Sal, devido a dificuldades de transportes.  

Segundo este responsável, os agricultores desejam ver resolvido o problema de transportes.

Os lavradores entendem que os problemas que se colocam ainda a nível de transportes marítimos inter-ilhas fazem com que os produtos sejam comercializados apenas em Santo Antão e na ilha vizinha de São Vicente, o que contribui para a redução dos preços.

A edil do Porto Novo, no acto de inauguração das obras da bacia hidrográfica de Alto Mira, presidido, no domingo, pelo primeiro-ministro, chamou atenção para a necessidade também de se apostar na transformação dos produtos, como forma de contornar o problema de mercado.

“Quando há incremento de produção, há aumento da oferta no mercado e a tendência é reduzir o preço dos produtos, daí que temos de trabalhar na transformação dos produtos”, explicou a autarca.

Os produtos transformados podem ser comercializados na própria ilha de Santo Antão, onde há um mercado turístico emergente, segundo Rosa Rocha, considerando esse “um grande desafio”, que se coloca aos agricultores portonovenses.

No vale da Ribeira Grande, onde houve também, nos últimos anos um aumento considerável de produção aerícola, graças aos investimentos feitos na mobilização de água e nas novas tecnologias de irrigação, os agricultores locais já pensam apostar na transformação, segundo a associação dos agricultores locais.   

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira, considerado pelo Governo “estratégico” para o sector agrícola em Santo Antão, incidiu na mobilização de água para a agricultura, conservação dos recursos naturais e na promoção de produção agro-pecuária.

De entre as infra-estruturas construídas no quadro desse projecto, financiado em 250 mil contos pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), se destacam a barragem subterrânea de Chã de Branquinho.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 nov 2014 16:04

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.