Vem aí a Televisão Digital Terrestre

PorExpresso das Ilhas,27 fev 2015 16:27

Dentro de pouco tempo Cabo Verde passará a ter as primeiras emissões da TDT (Televisão Digital Terrestre) que irá substituir paulatinamente em todo o país as emissões em sistema analógico.

Dentro de pouco tempo Cabo Verde passará a ter as primeiras emissões da TDT (Televisão Digital Terrestre) que irá substituir paulatinamente em todo o país as emissões em sistema analógico.

 

A informação foi avançada hoje na Praia pelo presidente da Agência Nacional de Comunicações (ANAC), David Gomes, no acto da apresentação pública do Plano de Comunicação da TDT destinada aos órgãos de comunicação social e jornalistas.

O plano de comunicação, de acordo com David Gomes irá ter quatro fases. A primeira fase que iniciou esta manhã tem por objectivo explicar a todos o que é a televisão digital terrestre e quais as suas vantagens para o utilizador; a segunda fase será desencadeada como começarem propriamente as emissões;  a terceira fase também chamada simulcast marca o período de transição em que o utilizador pode receber emissões digital ou analógica e a quarta e última fase o utente passará a receber unicamente televisão digital.

“O nosso compromisso é que até ao fim do ano todos troquem de televisão analógica para a digital”, garantiu David Gomes.  

O presidente da ANAC realçou que o plano comunicação é fundamental em todas as fases. “Explicar o cidadão de Santo Antão à Brava como desligar o seu equipamento analógico, voltar a ligar e receber o digital e passar a receber só o digital", explicou o presidente da ANAC, que não precisa a data para a primeira emissão digital em Cabo Verde”.

Conforme informou hoje o ministro da Presidência do Conselho de Ministro, Démis Lobo,  o processo para implementar a TDT está em bom ritmo e  está a ser ultimado todo o pacote legislativo.

A Televisão Digital Terrestre possibilita a recepção portátil e móvel de sinais de TV e acesso a um maior número de canais. Qualquer televisor compatível com a tecnologia DVB-T2 e a norma MPEG4/H.264 pode receber a TDT. Caso contrário o utilizador terá que optar por comprar um novo televisor ou um descodificador (Set-top-box.

Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores.  

A TDT destina-se a todos os telespectadores que pretendem continuar a ter acesso aos canais de televisão nacionais gratuitos após a data de cessação das emissões de televisão analógica terrestre.

A Televisão Digital Terrestre não afecta o acesso aos serviços de televisão por assinatura. Ou seja, os clientes dos operadores de TV por assinatura continuarão a receber normalmente os canais de televisão nacionais, através desses operadores.

 

 

 

 

 

   

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 fev 2015 16:27

Editado porRendy Santos  em  2 mar 2015 16:21

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.