Paulino Dias propõe criação da sociedade de desenvolvimento de Santo Antão

PorFretson Rocha,24 fev 2017 19:44

1

O economista e consultor Paulino Dias defendeu esta sexta-feira a criação de uma sociedade de desenvolvimento de Santo Antão, como o modelo para a materialização de uma visão para o desenvolvimento de Santo Antão, baseada no turismo, agricultura e utilização de um conjunto de activos da ilha.

 

A posição do especialista da PDConsult foi manifestada à Rádio Morabeza depois da apresentação do tema “Cenários de Evolução de Turismo em Santo Antão e Oportunidades de Negócios e Investimento", no âmbito da mesa redonda sobre turismo rural e de natureza que decorre na ilha das montanhas.

“Propusemos ao Governo a criação de uma sociedade de desenvolvimento de Santo Antão que deverá, na nossa proposta, ser estruturada numa primeira fase, integralmente pelo Estado e pelos municípios, mas procedendo-se, de imediato, para a abertura da capital da referida sociedade, para atrair investidores privados nacionais e internacionais”, refere.

Paulino Dias garante que o modelo já foi proposto ao executivo, numa altura em que, segundo diz, a ilha enfrenta “grandes desafios” como o crescimento económico, em que apresenta um dos menores níveis de PIB per capita do país; o desemprego – a ilha apresenta umas das maiores taxas de desemprego em Cabo Verde - e o despovoamento, tendo em conta que, segundo dados do INE, a Santo Antão deverá perder, até 2030, cerca de um quarto da sua população. Outro desafio é o envelhecimento da população.

Neste quadro, o consultor apresenta o melhor aproveitamento do turismo de alto valor acrescentado como um dos três pilares de desenvolvimento, incluindo a agricultura e a possibilidade de utilização de alguns activos da ilha, como imóveis, infra-estruturas e terrenos do Estado. A proposta inclui também activos intangíveis, como a sua história, cultura e qualificação dos jovens.

Paulino Dias entende que Santo Antão tem um potencial de turismo “enorme”.

O economista diz que a proposta já foi apresentada e que agora falta acção.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha,24 fev 2017 19:44

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 fev 2017 19:44

1

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.