INE regista crescimento do sector dos transportes

PorAndré Amaral,30 ago 2017 11:05

Instituto Nacional de Estatística regista aumento do número de voos nos aeroportos nacionais e menor presença de navios nos portos de Cabo Verde. Já o número de passageiros transportados em serviços urbanos de transporte terrestre cresceu em relação segundo trimestre deste ano.

 

Apesar de ter registado uma diminuição de 1,2% no número de navios a aportarem em Cabo Verde, o Instituto Nacional de Estatística (INE) destacou que o “número de passageiros movimentados aumentou 2,9%, a tonelagem de mercadorias movimentadas aumentou 2,2% e o número de contentores de 20 pés movimentados aumentou 12,3%, em relação ao mesmo período do ano de 2016”.

Já no que respeita à aviação, o INE mostra, no relatório de estatísticas sobre transportes, que, no segundo trimestre deste ano “nos aeroportos e aeródromos nacionais, o número de aviões movimentados amentou 36,8%, o número de passageiros movimentados aumentou 26,3%, a tonelagem de cargas movimentadas diminuiu 5,6% e a tonelagem dos correios movimentados aumentou 2,2%, em relação ao mesmo período do ano de 2016”.

Por último, destaca o INE, registou-se igualmente um crescimento generalizado no que respeita ao sector dos transportes colectivos de passageiros. Segundo o documento divulgado hoje o “número de passageiros movimentados cresceu 12,1%, a extensão de percursos aumentou ligeiramente 0,3%, o total de quilómetros percorridos cresceu 8,4%, o total de horas trabalhadas aumentou 14,9%, o índice de passageiros transportados por quilómetros nos diversos percursos melhorou 2,4%”. Em sentido contrário, destaca o INE, houve a registar, neste período, uma diminuição do número de lugares oferecidos (-0,2%).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:André Amaral,30 ago 2017 11:05

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 ago 2017 11:06

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.