A informação foi avançada à Agência de Notícias Angolana (ANGOP), pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, à saída de uma audiência concedida pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão, com quem abordou aspectos ligados ao estabelecimento de parcerias nos domínios da educação, agricultura, construção e relações bilaterais.
Segundo o diplomata, no âmbito das relações bilaterais, os dois países continuam a discutir a retoma dos voos para Cabo Verde, depois de um ano de suspensão.
Os voos entre Cabo Verde e Angola foram suspensos pela companhia área angolana em Novembro de 2016 por ser deficitária, com uma taxa de ocupação inferior a 50 por cento.
O tema foi abordado, na última semana, no Parlamento. Numa intervenção no plenário, a deputada do PAICV, Maria de Fátima Silva, referiu a importância da rota. "Em Angola, temos vontade de vir a Cabo Verde, mas não conseguimos porque para chegar aqui temos que apanhar um voo via Marrocos, África do Sul ou Portugal e isto acarreta um custo que a comunidade não tem condições de suportar”, disse.
Na altura, em resposta, e sem entrar em detalhes, o ministro de Estado Fernando Elísio Freire anunciou as visitas a Angola do ministro dos Negócios Estrangeiros, em Fevereiro, e do Primeiro-Ministro, em Março. É expectável que o tema esteja na agenda dos dois responsáveis políticos.