​Cabo Verde e Angola estudam reabertura da rota Praia-Luanda

PorRádio Morabeza,29 jan 2018 7:59

Cabo Verde e Angola estão a discutir a possibilidade de reabertura das ligações aéreas directas entre Praia e Luanda, numa rota a ser operada pelas companhias de bandeira dos dois países, disse sexta-feira o embaixador Jorge Figueiredo.

A informação foi avançada à Agência de Notícias Angolana (ANGOP), pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, à saída de uma audiência concedida pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão, com quem abordou aspectos ligados ao estabelecimento de parcerias nos domínios da educação, agricultura, construção e relações bilaterais.

Segundo o diplomata, no âmbito das relações bilaterais, os dois países continuam a discutir a retoma dos voos para Cabo Verde, depois de um ano de suspensão.

Os voos entre Cabo Verde e Angola foram suspensos pela companhia área angolana em Novembro de 2016 por ser deficitária, com uma taxa de ocupação inferior a 50 por cento.

O tema foi abordado, na última semana, no Parlamento. Numa intervenção no plenário, a deputada do PAICV, Maria de Fátima Silva, referiu a importância da rota.  "Em Angola, temos vontade de vir a Cabo Verde, mas não conseguimos porque para chegar aqui temos que apanhar um voo via Marrocos, África do Sul ou Portugal e isto acarreta um custo que a comunidade não tem condições de suportar”, disse.

Na altura, em resposta, e sem entrar em detalhes, o ministro de Estado Fernando Elísio Freire anunciou as visitas a Angola do ministro dos Negócios Estrangeiros, em Fevereiro, e do Primeiro-Ministro, em Março. É expectável que o tema esteja na agenda dos dois responsáveis políticos. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza,29 jan 2018 7:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 dez 2018 3:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.