Governo prepara reforma do sistema de pagamentos

PorDulcina Mendes,2 fev 2018 16:27

Fernando Elísio Freire
Fernando Elísio Freire

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o projecto de Proposta de Lei que concede autorização legislativa ao Governo para implementar a Reforma Regulatória do Sistema de Pagamentos.

O porta-voz do Conselho de Ministro, Fernando Elísio Freire, disse hoje numa conferência de imprensa que objectivo da reforma é dotar o país de um sistema eficaz, robusto, confiável e facilitador de transacções entre instituições financeiras, consumidores e empresas.

“A legislação cabo-verdiana tem um conjunto de lacunas que é preciso colmatar, adaptar e seguir aquilo que são as normas internacionais e a modernidade, num quadro de transformar e colocar o nosso sistema financeiro na primeira linha daquilo que é modernidade e aumentar a conectividade das nossas empresas”, afirmou.

Para o governante, o objectivo é aumentar o acesso dos cabo-verdianos ao sistema financeiro, “por um lado, faz com que haja maior inclusão financeira dos cidadãos e cria uma regulação que permite a criação de uma instituição própria de pagamento”.

“É uma medida de grande avanço que permitirá ao nosso país estar alinhado com as melhores práticas internacionais, que reforçará a nossa integração financeira”, acrescentou.

Essa medida, conforme anunciou, vai reforçar a capacidade reguladora dentro do sistema de pagamentos. 

"Somos um país que recebe turistas, temos transacções comerciais com o exterior e somos país de imigrantes”, reforça.

Fernando Elísio Freire acredita que a reforma estará implementada antes do final deste ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,2 fev 2018 16:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 fev 2018 16:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.