Preços de milho, trigo e arroz permaneceram em alta nos mercados internacionais

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,12 mar 2018 9:57

​Os preços médios de exportação do milho, trigo e arroz permaneceram em alta, registando em Fevereiro um aumento, comparado a Janeiro, informa a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares.

Segundo a nova edição do Relatório Mensal do Mercado Internacional (RMMI), os preços médios do milho, trigo e arroz aumentaram 6,4 por cento (%), 5,1% e 0,7%, respectivamente, nos mercados internacionais, comparados à média de Janeiro.

A agência reguladora destaca também no relatório que o excedente de produção do açúcar continua a provocar uma queda nos preços mundiais do produto.

O mercado mundial do trigo em Fevereiro foi muito influenciado pela preocupação com a próxima safra em algumas áreas, particularmente com as culturas de inverno nos Estados Unidos, refere a ARFA.

O comportamento dos grandes exportadores também foi sustentado pelos movimentos no mercado cambial e seu impacto na competitividade para exportação.

Os preços médios de exportação do milho oscilaram em alta pelo quarto mês consecutivo, com o aumento em Fevereiro sustentado em grande parte, pela forte procura no hemisfério norte.

As transacções no mercado mundial do arroz foram influenciadas por vários factores, com maior ênfase na fraca procura, sendo que alguns importadores estão relutantes em entrar no mercado antes da disponibilização da colheita da Tailândia e do Vietname, explica o relatório.

As notícias de que o Bangladesh e Filipinas terão cancelado ou adiado grandes volumes de compras também pressionou o mercado.

A ARFA confirma também que os preços de exportação do açúcar continuam em queda, com o preço médio de fevereiro cerca de 3,4% abaixo do médio do mês anterior.

O comportamento dos operadores económicos continua sob a influência do excedente de produção mundial, reflectindo, particularmente, a recuperação da produção na Índia, sublinha o relatório.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,12 mar 2018 9:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 mar 2018 9:12

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.