Governo lança linha de crédito de 5 milhões de contos para financiamento às empresas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 abr 2018 15:10

Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva

​O Governo assinou hoje com a banca um protocolo para a abertura de uma linha de crédito de 5 milhões de contos para financiamento às empresas com garantia do Estado e juros bonificados em 50%.

O acordo foi assinado, na cidade da Praia, numa cerimónia em que marcaram presença o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, e o ministro das Finanças, Olavo Correia, além de representantes dos bancos e das câmaras de comércio e turismo.

O protocolo visa "colmatar as lacunas de financiamento" às empresas cabo-verdianas e prevê a criação de linhas de crédito para às áreas do turismo, internacionalização de empresas, apoio à inovação, investimento, comércio e serviços, 'start up' e instituições de microcrédito e micro empreendedorismo.

A linha de crédito será gerida com dotações semestrais de 700 mil contos, com um financiamento máximo de 40 mil contos para Pequenas e Médias e Empresas, de 100 mil contos para grandes empresas, prazo máximo de reembolso a 15 anos, incluíndo período de carência até três anos.

"Estamos numa lógica de parceria - Governo, sector privado e sistema financeiro - e queremos duplicar a dinâmica de crescimento do crédito à economia", disse Olavo Correia.

"Queremos que os privados que tenham bons projectos, queiram comprar riscos e tenham um bom quadro de governação interna possam ter acesso ao financiamento. É muito importante para dinamizar a economia e termos uma dinâmica de criação de emprego e geração de rendimentos em todas as ilhas de Cabo Verde", acrescentou.

O presidente da Conselho Superior das Câmaras de Comércio, Belarmino Lucas, considerou, por seu lado, o acordo um "passo gigantesco" no sentido da facilitação do acesso ao financiamento por parte das empresas.

O representante das empresas considerou que o sistema de bonificação de juros, garantias e o apoio técnico às empresas representam uma alteração no paradigma do financiamento ao sector privado cabo-verdiano. 

O presidente da Caixa Económica de Cabo Verde, António Moreira, em representação dos bancos, salientou os benefícios da parceria tanto para as empresas como para os bancos.

"Essas linhas de crédito, uma vez implementadas vão contribuir para que o ecossistema financeiro seja efectivamente favorável ao desenvolvimento das atividades económicas e bancárias", afirmou.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reforçou a ideia de um Estado parceiro, empenhado no fomento empresarial.

"O financiamento é elemento fulcral. Estamos a falar de cerca de 5 milhões de contos, cerca de 3% do PIB, portanto, é um valor significativo. Estamos a criar aqui instrumentos que permitem que não só haja mais disponibilidade de crédito, mas também em condições que permita sua efetividade", disse.

O acesso ao financiamento é uma das principais dificuldades das empresas cabo-verdianas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 abr 2018 15:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.