Organizado pelo Governo, o estudo conta com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).
Gilberto Silva diz que com o valor agora disponibilizado, o Governo vai acelerar os projectos transformadores da agricultura nacional.
"Uma produção muito maior, no ponto de vista da água, desde a desnasalização, ou então do seu tratamento, a sua bombagem para grandes reservatórios e depois a sua distribuição para pequenos reservatórios e a distribuição ate os cabeçais de rega. Apoiar os agricultores no estabelecimento de parcelas agrícolas para que possam de facto produzir”, avança.
Para o consultor Adalberto Vieira, o estudo mostra a necessidade de se trabalhar no incremento e optimização da produção e do mercado.
"Da organização do processo de distribuição em si, é preciso saber produzir, o que produzir e como fazer chegar esses produtos a um determinado mercado alvo. O estudo identificou a excessiva fragmentação das parcelas agrícolas e propõe, por exemplo, que se tenha uma perspectiva de agrupamento relativamente aos produtores, onde os mesmos poderiam, por exemplo, cooperar e competir" explica.
O “Estudo das Cadeias de Valor dos Produtos: Banana, Papaia, Mandioca, Batata e Leite e Derivados” foi realizado a nível nacional e enquadra-se na estratégia do Governo para o desenvolvimento do sector agrícola em Cabo Verde, com o intuito da formulação de uma estratégia de estruturação e promoção das cadeias de valor, criando condições para o incremento da competitividade dos mesmos e o acesso a novos nichos e segmentos de mercado.