Em entrevista à ONU News, Carlos Monteiro disse que a proposta foi feita em finais de Março, durante a reunião da Comissão de Juventude da Conferência dos ministros de Desportos e Juventude da CPLP.
“Ficamos com a incumbência, agora, de desenhar melhor o draft para ser apresentado na conferência de ministros. Pretendemos com isso duas coisas, em primeira linha, porque identificamos que há a necessidade de criação de fundos que financiem jovens com projetos que tem impacto na comunidade. Para a CPLP ser mais do que só essa comunidade onde nos encontramos para a divulgação da cultura, mas torná-la mais concreta, e que os jovens dos diferentes países da comunidade criem mesmo esses laços entre si.”
Uma versão mais completa será apresentada durante a conferência ministerial que acontece em Julho na capital de Angola, Luanda.
O secretário de Estado Adjunto do ministro do Estado disse que o governo cabo-verdiano também apoia a criação de uma instituição que facilite a interacção entre os jovens dos diferentes países lusófonos.
“Também vemos, com muitos bons olhos, e já se formou disso informalmente, uma plataforma de conexão dos jovens da CPLP. São ideias que Cabo Verde está, neste momento, a lançar na CPLP e foi muito bem acolhida na reunião da Comissão de Juventude, segundo todas as informações que tive. Agora é avançar, dar passos firmes, para também pôr em prática isso.”
O Fórum da Juventude nas Nações Unidas terminou esta terça-feira, com uma intervenção do secretário-geral, António Guterres.