"O turismo sustentável é necessariamente um turismo inclusivo"

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,27 abr 2018 13:26

Eugénio Inocêncio
Eugénio Inocêncio

Semana da qualidade aproxima-se do final. Em Assomada debateu-se hoje o turismo sustentável e a sua relação com as comunidades locais.

O vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e os presidentes das câmaras municipais de Santa Catarina de Santiago e de São Salvador do Mundo, em conjunto com a Associação de Turismo de Santiago, vão em breve visitar localidades no interior dos dois municípios, com o objectivo de identificar zonas onde poderão ser desenvolvidos projectos-piloto que permitam às pessoas que moram nesses sítios tirarem partido do Turismo.

Esta revelação foi feita à Rádio Morabeza pelo presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio, à margem de mais um dia de trabalhos na I Semana de Qualidade, que decorre em Assomada.

"O turismo sustentável é necessariamente um turismo inclusivo,  em que toda a gente tira partido", afirma. 

Esta manhã, o presidente da Associação de Turismo de Santiago também apresentou o tema “turismo sustentável e indústrias criativas”, inserido na I Semana de Qualidade, realizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago.

Eugénio Inocêncio defende que é preciso planear o turismo, porque dentro de três anos a ilha de Santiago estará a receber cerca de trezentos mil turistas/ano.

"Planear antes que esse turismo aconteça, com uma certa força, uma cerca dimensão. Dentro de três anos, eventualmente, a ilha de Santiago estará a receber entre duzentos mil a trezentos mil turistas, dentro de sete anos, entre quinhentos mil turistas a seiscentos mil turistas. Então hoje, para não dizer ontem, temos que planear, de tal forma que todos os aspectos que envolvem  equilíbrios sejam acautelados e sejamos capazes de definir programas e políticas na antecipação", preconiza.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,27 abr 2018 13:26

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 abr 2018 8:36

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.