"Acordo de Cooperação Cambial é caso de sucesso" - Portugal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,25 mai 2018 6:35

Helena de Paiva
Helena de Paiva

​O Acordo de cooperação cambial (ACC) assinado entre Cabo Verde e Portugal tem funcionado dentro do esperado e é tido como um caso de sucesso na cooperação bilateral, disse quinta-feira a embaixadora de Portugal, na Cidade da Praia.

Helena de Paiva falava no I Congresso Internacional da Economia Cabo-verdiana, realizado na Cidade da Praia, pelo Instituto Superior das Ciências Sociais e Jurídicas (ISCJS), tendo como tema central “os 20 anos do acordo cambial entre Portugal e Cabo Verde” e no âmbito do qual falou sobre a contribuição portuguesa para o desenvolvimento sociopolítico em Cabo Verde.

“O ACC tem funcionado conforme o esperado e tem sido apontado por diversas personalidades e instituições como sendo um caso de sucesso. É assim uma das partes visíveis da nossa cooperação, sendo um mecanismo fundamental para garantir a intensificação do investimento e do crescimento económico de Cabo Verde e desta forma melhorar o nível de vida da população cabo-verdiana”, salientou.

A diplomata portuguesa realçou também que os 20 anos de acordo coincidiram com uma fase de crescimento notável do PIB per capita de Cabo Verde e consequente graduação do país a rendimento medio, em 2007.

“Achamos que o ACC tem contribuído para essas vicissitudes com um diálogo permanente e aberto entre as autoridades de ambos os países, a identificação de riscos, bem como o desenho das respostas adequadas aos desafios que foram surgindo ao longos dos 20 anos da vigência do acordo”, sublinhou.

O Acordo de Cooperação Cambial (ACC) entre Cabo Verde e Portugal vigora desde Abril de 1998 e pressupõe a paridade fixa do escudo cabo-verdiano (CVE) ao euro.

Outros instrumentos do acordo são a facilidade condicional de crédito de curto prazo de Portugal a Cabo Verde e a adoção por Cabo Verde de critérios macroeconómicos de referência dos Estados-membros da União Europeia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,25 mai 2018 6:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  25 mai 2018 12:42

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.