Artigos sobre Acordo de Cooperação Cambial
BCV com saldo negativo de 5 milhões de contos
Pela Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde, o governo tem dois meses para recapitalizar o Banco Central, mas o Tesouro já avisou que mais capital – que pode ser em forma de fundos, títulos negociáveis ou montantes necessários para corrigir o défice – só depois da crise sanitária provocada pela pandemia.
Qualquer um menos a adesão à moeda única africana
O acordo cumpriu a sua função nas duas décadas da sua vigência. Da parte cabo-verdiana e da parte portuguesa a opinião foi unânime: estamos perante um caso de sucesso. No entanto, isso não impede que se procurem outras vias para aprofundar o que já foi conquistado. Um dos caminhos será o de aprimoramento os mecanismos de funcionamento, outro poderá ser o da euroização da economia cabo-verdiana. De lado parece estar uma terceira hipótese, a adesão à moeda única da CEDEAO, possibilidade desaconselhada por todos, a começar pelo próprio governador do Banco de Cabo Verde.
"Acordo de Cooperação Cambial é caso de sucesso" - Portugal
O Acordo de cooperação cambial (ACC) assinado entre Cabo Verde e Portugal tem funcionado dentro do esperado e é tido como um caso de sucesso na cooperação bilateral, disse quinta-feira a embaixadora de Portugal, na Cidade da Praia.
ISCJS debate Acordo de Cooperação Cambial
O Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais vai analisar, em conferência internacional de dois dias, na Praia, os contornos do Acordo de Cooperação Cambial entre o escudo cabo-verdiano e o euro.
Duas décadas de estabilidade e de credibilidade para a moeda cabo-verdiana
A estabilidade da moeda ou a preservação do valor da moeda constituem factores-chave para o desenvolvimento de um país. As autoridades monetárias do mundo não são indiferentes a essa realidade e é hoje aceite por todos que o objectivo primordial dos bancos centrais deve ser a preservação do valor da moeda.
mais