Viajar de autocarro está mais caro na Praia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,2 jul 2018 17:36

​Os preços dos bilhetes dos Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros aumentaram domingo, 01 de Julho, na Cidade da Praia, passando de 41 para 42 escudos, anunciou a Agência de Regulação Económica (ARE).

Em comunicado de imprensa, a ARE justifica que na Praia, apesar da redução do custo por quilómetro, a diminuição acentuada do número de passageiros pagantes transportados por quilómetro ditou a subida da tarifa para 42 escudos.

Entretanto, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, a estabilidade do custo e do número de passageiros pagantes transportados, por quilómetro, ditaram a manutenção da tarifa em 40 escudos que vai vigorar durante o período de um ano.

“A tarifa dos TCUP é revista anualmente através da determinação do custo por quilómetro. Este corresponde à divisão dos custos variáveis e fixos da empresa pela produção quilométrica total (quilometragem percorrida no período da última actualização tarifária)”, esclarece a reguladora.

A agência acrescenta que os custos variáveis oscilam de acordo com a quilometragem percorrida e englobam os preços dos combustíveis, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios, enquanto os custos fixos (não dependentes da quilometragem percorrida) abrangem os custos de capital e as despesas administrativas e com o pessoal.

A ARE avança, também, que na determinação da tarifa são ainda utilizados outros dados operacionais, como a demanda equivalente (passageiros transportados que efectivamente pagam bilhetes ou têm passes), frota total (soma da frota operante e frota de reserva), classificação dos veículos (micro, leve e pesado) e percurso médio mensal (quilometragem percorrida por cada veículo da frota durante um mês).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,2 jul 2018 17:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 jul 2018 12:38

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.