INE aponta para aumento da confiança económica

PorExpresso das Ilhas,20 jul 2018 9:12

“Crescimento económico voltou a acelerar no segundo trimestre 2018”, diz hoje o Instituto Nacional de Estatística no relatório sobre a conjuntura económica do 2º trimestre deste ano.

O crescimento económico no segundo trimestre deste ano foi superior ao registado em igual período de 2017, avança hoje o INE.

Numa análise por sectores, o Instituto Nacional de Estatística mostra que no comércio em estabelecimento o “indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres registando, o valor mais alto dos últimos 38 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao mesmo período do ano 2017”. No entanto, alerta o INE os preços de venda demasiado elevados e elevado absentismo do pessoal ao serviço foram os principais constrangimentos do sector neste segundo trimestre de 2018.

No turismo o indicador de confiança “contrariou a tendência descendente do último trimestre, situando acima da média da série e evoluindo positivamente relativamente ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é favorável”. A baixa procura é um dos principais constrangimentos do sector, apontaram os empresários da área. Situação idêntica no sector dos transportes que, refere o INE, contrariou a tendência descendente do último trimestre, evoluindo favoravelmente face ao trimestre homólogo.

Na construção e na indústria transformadora a tendência manteve-se decrescente e evoluiu “negativamente face ao trimestre homólogo”, a conjuntura nestes sectores é desfavorável.

Em queda neste semestre entrou o sector do turismo residencial. No “segundo trimestre de 2018, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente verificada no último trimestre, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é favorável. De acordo com os empresários a insuficiência da procura foi o principal obstáculo do sector no decorrer do 2º trimestre de 2018”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 jul 2018 9:12

Editado porAndre Amaral  em  12 abr 2019 23:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.