Enquadramento externo continua a favorecer crescimento económico de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,23 jul 2018 17:52

Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Cabo Verde foi publicado hoje. Banco central aponta o ambiente económico favorável nos principais parceiros económicos de Cabo Verde como uma das principais causas para o crescimento da economia nacional.

“O enquadramento externo, em 2017 e à semelhança dos dois últimos anos, contribuiu positivamente para o desempenho da economia cabo-verdiana, tendo como principal parceiro económico do país a Área do Euro, assinalada por um crescimento económico mais acelerado desde 2007. Continuou-se a assistir à recuperação da actividade económica nacional, indicando um aumento em volume de 3,9 por cento, valor mais elevado desde 2011, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística”, avança o BCV no seu Relatório de Estabilidade financeira relativo a 2017.

“Esta melhoria do contexto e das condições é susceptível de favorecer a situação financeira do sector não financeiro com reflexos positivos na diminuição do risco de crédito de empresas e particulares”, reforça ainda o documento.

Quanto ao sector financeiro nacional, o Banco de Cabo Verde assinala que se registou uma melhoria em alguns domínios: na actividade; nos indicadores de qualidade de crédito e na respectiva cobertura; nas margens financeiras e complementares com impactos positivos na rendibilidade; na eficiência operacional; no aumento dos depósitos e no nível de solvência.

O mercado bolsista merece destaque pelo crescimento de 0,9% registado relativamente ao ano anterior. Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira “a capitalização bolsista alcançou os 68,4 mil milhões de escudos” sendo que desse valor 79,7% pertencem a títulos de dívida pública.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,23 jul 2018 17:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 jul 2018 16:47

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.