Preços do Turismo subiram 1,5%

PorExpresso das Ilhas,16 out 2018 9:43

Melia Dunas, Sal
Melia Dunas, Sal

Índice de Preços do Turismo (IPT) publicado, hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra uma subida generalizada dos preços no sector e que é explicada pelo padrão de sazonalidade deste indicador. "No terceiro trimestre de 2017 esta variação foi de menor intensidade, situando-se 1,5 p.p. abaixo da actual", diz o INE.

Segundo o relatório elaborado pelo INE a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes "apresentou uma variação homóloga de 1,5%, 0,7 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de 1,5 p.p. para a variação do IPT Total". De notar igualmente que "o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 1,42 p.p.) e dos Restaurantes (com uma contribuição de 0,27 p.p.) foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total". Em sentido contrário, com contribuições negativas, estiveram: Cafés Bares e Similares (-0,02 p.p.), Pensões (-0,01p.p.) e Aldeamentos Turísticos (-0,19 p.p.).

Em comparação com o trimestre anterior, a variação do IPT foi de 6,3%, "superior em 13,6 p.p. à registada no trimestre anterior em que se situara em -7,3%. No mesmo trimestre do ano anterior verificara-se igualmente uma variação em cadeia (5,6%) superior em 11,3 p.p. à do segundo trimestre de 2017". "Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento", explica ainda o INE.

"Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela uma diminuição significativa dos preços dos Serviços de Alojamento, com particular incidência nos prestados por Hotéis (9,8%). Nos serviços prestados por Aldeamentos Turísticos verificou-se uma redução dos preços (4,6%). Nos restantes serviços turísticos registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior", conclui o INE.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 out 2018 9:43

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.