Operadores económicos conhecem novas regras de exportação para a UE

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,27 nov 2018 7:41

​Os operadores nacionais vão ter “mais responsabilidade” no novo sistema de exportação para a União Europeia (UE), que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2019, segundo informações do presidente da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB).

A capacitação para estes novos procedimentos do Sistema Exportador Registado (REX), que entrará em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2019, foi o mote, conforme Belarmino Lucas, para o atelier realizado ontem e ainda uma formação que terá a duração de três dias, a partir de terça-feira, organizados em parceria pela UE, CCB e TradeInvest.

“Temos que estar devidamente enquadrados e em sintonia com esses procedimentos. E no fundo aquilo que se passa é que a responsabilidade maior passa a ser do próprio exportador, através das declarações que faz para importação e exportação”, explicou o responsável.

Antes havia, segundo a mesma fonte, uma “maior intervenção” das entidades certificadoras, quer nacionais, quer da União Europeia, mas agora essa responsabilidade é transferida para o operador, que vai estar sujeito a um conjunto de controlos posteriores, tanto pelas entidades, como também das alfândegas.

“O que se pretende, no fundo, é pôr os operadores ao corrente dessas novas regras para que não haja sobressaltos e se continue a processar todo o fluxo comercial com este espaço económico”, adiantou Belarmino Lucas.

“Há também essa necessidade de reforço das competências técnicas das próprias câmaras de comércio para poderem desempenhar convenientemente as suas novas responsabilidades”, reforçou.

O ano de 2019 será um período em que funcionarão, em simultâneo, o sistema antigo e também o REX, de forma a que os operadores possam habituar-se.

O atelier e a formação são orientados por especialistas da própria Comissão Europeia e contam com representantes de outros países beneficiários, nomeadamente Benim, Burkina Faso, Libéria, Mauritânia, Nigéria e Senegal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,27 nov 2018 7:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 nov 2018 8:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.