Cabo Verde quer substituir em 10 anos veículos do Estado por viaturas eléctricas

PorLusa,20 fev 2020 6:11

O Governo cabo-verdiano prevê substituir ao longo dos próximos 10 anos todos os veículos automóveis da Administração Pública por veículos 100% elétricos, segundo informação do executivo.

Numa nota sobre a aposta nas energias renováveis, divulgada esta quarta-feira, o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva aponta a meta, em termos de mobilidade eléctrica, de “substituir, nos próximos 10 anos, todos os veículos da Administração Pública por veículos 100% eléctricos”.

“Para isso criou-se incentivos fiscais e aduaneiros, quer na lei do Orçamento e na pauta aduaneira, para a importação dos veículos”, sublinha o Governo.

Globalmente, segundo dados da Direcção-Geral de Viação e Segurança Rodoviária, o parque automóvel de Cabo Verde - do Estado e de privados -, passou de 34.838 veículos em 2005 para 72.455 em 2018, a um ritmo médio de crescimento anual de 5,4%.

Esta semana, de visita ao Sal, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, sublinhou que aquela ilha tem sido um exemplo do processo da mobilidade eléctrica, tendo em conta o objectivo governamental de “descarbonizar completamente o transporte em termos de veículos [públicos e privados]”, em Cabo Verde, até 2050.

Naquela ilha, a mais turística de Cabo Verde e na qual mais de um quarto da energia consumida tem origem em fontes renováveis, nomeadamente solar fotovoltaica, vai ainda avançar este ano a instalação de uma bateria de armazenamento, com capacidade de 1 Megawatt (MW).

O objectivo é recorrer no período noturno, na rede pública, à energia produzida durante o dia através de centrais solares, armazenada na bateria, de acordo com aquele ministério.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa,20 fev 2020 6:11

Editado porSara Almeida  em  20 fev 2020 12:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.