Preços da oferta turística caíram 9,5%

PorExpresso das Ilhas,20 abr 2021 10:02

Instituto Nacional de Estatística avança, hoje, que os preços da oferta turística tiveram uma quebra acentuada no primeiro trimestre deste ano.

Segundo os dados revelados, hoje, pelo INE no primeiro trimestre de 2021, "a taxa de variação homóloga registada pelo IPT foi de -9,5%, resultado inferior em -1,5 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior".

A classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de -8,9%, -0,9 p.p. abaixo da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de -9,5 p.p. para a variação do IPT Total.

"Note-se que a componente do Alojamento que corresponde a 63,05% da despesa turística com especial destaque para os Hotéis que correspondendo a 59,07% da despesa turística total registaram uma contribuição negativa (-8,3 p.p.) de sinal idêntico à do trimestre anterior, mas de menor intensidade (-7,3 p.p.). A Restauração cujo peso representa cerca de 35,7% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa (-0,66 p.p.) ligeiramente mais fraca (0,06 p.p.) que a do trimestre anterior", avança o INE no relatório sobre o Índice de Preços Turísticos.

Destaca ainda o INE que "o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de -8,2 p.p.) e dos Aldeamentos Turísticos (estes com uma menor contribuição negativa de -0,01p.p.) foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total".

Em sentido inverso estiveram os Café bares e similares que tiveram uma contribuição positiva de 0,05 p.p.. "De notar ainda cinco componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-0,66 p.p.), Pensões (-0,04 p.p.), Pousadas (-0,004 p.p.) e Aldeamentos Turísticos (-0,01 p.p.). O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo".

Autoria:Expresso das Ilhas,20 abr 2021 10:02

Editado porAndre Amaral  em  26 jan 2022 23:20