Preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 0,8% em Dezembro de 2021

PorExpresso das Ilhas,24 jan 2022 12:14

​Os preços dos produtos importados aumentaram 0,8% em Dezembro de 2021, valor inferior em 2,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Segundo o INE, em Dezembro de 2021, o índice de preços da importação situou-se em 103,1 tendo registado um acréscimo de 0,8% relativamente ao mês anterior. O índice subjacente na importação registou um acréscimo de 1,4% e o volátil decresceu 0,6%, face ao registado no mês anterior.

O INE indica que o aumento dos preços ocorreu nas seguintes categorias de grupo: “Bens de Consumo” (1,8%) justifica-se pela subida de preços de “produtos alimentares primários” (1,0%), “Bens de capital” (0,5%) justifica- se pela subida de preços de “automóveis para uso particular” (6,6%) e “Combustíveis” (1,0%), justifica-se com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,0%);

Já as diminuições ocorreram nas categorias de “Bens Intermédios” (-0,9%), que se explica, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-14,1%);

Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 13,6%, relativamente ao mês de Dezembro de 2020. E que comparativamente ao mês de Dezembro de 2020, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 14,1% e 12,4%, respectivamente.

Conforme o INE, no mês de Dezembro de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 100,5 correspondendo a um decréscimo de 0,2% face ao mês anterior.

Em Dezembro de 2021, o índice subjacente na exportação registou decréscimo de 0,6% e o volátil cresceu 0,8%, face ao registado no mês anterior.

Índices de Preços da Exportação

Em termos homólogos, em Dezembro de 2021, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 1,3%. Comparativamente ao mês de Dezembro de 2020, o índice subjacente na exportação aumentou 2,4% e volátil diminuiu 1,9%.

Em termos de índices de troca, os dados do INE, indicam que no mês de Dezembro de 2021, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 97,4, registando-se uma diminuição de 1,1%, comparativamente ao mês anterior.

Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -10,8%.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 jan 2022 12:14

Editado porAndre Amaral  em  17 out 2022 23:27