Índice da Produção Industrial aumenta 6,5% no segundo trimestre de 2022 – INE

O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 6,5% no segundo trimestre de 2022, representando um aumento de 17,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE divulgou, hoje, que o índice de preços na produção industrial apresentou uma variação homóloga de 18,6% e o índice de volume de negócios registou variação homóloga de 21,2 %.

Neste período, a indústria extractiva apresentou uma diminuição de 44,4%, a indústria transformadora registou uma variação de 5,3% e as indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água registaram variações de 12,4% e -2,4%,.

O índice de preços na produção industrial aumentou, como referido, 18,6% no segundo trimestre de 2022 relativamente ao trimestre homólogo.

“Esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento das indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e da indústria transformadora, com aumentos de 28,3% e 12,2% respectivamente”, informou o INE.

Nas indústrias extractivas, registou-se uma variação do volume de negócios negativa, de 43,1%. O volume de negócios na Secção das Indústrias transformadoras registou variação de 7,7% e as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de Tratamento e distribuição de água registaram variações homólogas de 48,2% e 8,6%.

No segundo trimestre, de acordo com os dado do INE, a variação homóloga dos índices de Emprego e Horas Trabalhadas na indústria foram de 1,6% e 1,1%.

A secção das indústrias extractivas registou variações homólogas negativas de 28,5% em relação ao índice de emprego e de 28,6% em relação ao índice de horas trabalhadas. Na secção das indústrias transformadoras, registou-se uma variação homóloga de 1,9% no índice de emprego e 0,3% no índice de horas trabalhadas.

Nas secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de Tratamento e distribuição de água,  os dados do INE apontam que foram registadas variações homólogas no índice do emprego de 1,7% e 2,1%. No índice de horas trabalhadas se registaram variações de 2,3% e 3,6%.

No segundo trimestre de 2022, a taxa de variação homóloga das remunerações na indústria foi de 9,5%. Neste período, as indústrias extractivas e indústrias transformadoras registaram variações no índice de remunerações de -9,4% e 8,0%.

O INE informa ainda que as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de Captação, tratamento e distribuição de água, registaram variações de 10,4% e 16,9% respectivamente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Edisângela Tavares (Estagiária),16 set 2022 10:44

Editado porA Redacção  em  6 jun 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.