​Exportações aumentaram 58,9% em Março de 2023 face ao período homólogo de 2022

PorEdisângela Tavares,27 abr 2023 14:25

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, indicaram que no mês de Março de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 652 mil contos, correspondendo a um aumento de 242 mil contos, 58,9%, face ao mês homólogo.

De acordo com uma nota do INE, referente as Estatísticas do Comércio Externo, a Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 98,5% do total das exportações cabo-verdianas, sendo a Espanha a lidera o ranking dos principais clientes do país na zona económica europeia, representando 74,9% das exportação, no mês de Março de 2023. Um aumento de 33,7 Pontos Percentuais (p.p.) face ao mês homólogo de 2022.

Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações com 12,2%, diminuindo 15,0 p.p. A Itália, no terceiro lugar com 11,4%, registou uma diminuição de 15,2 p.p. e os Estados Unidos estão em quarta posição com 1,2%.

Os dados do INE, indicam que no mês de Março de 2023, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 79,8%, aumentando 14,1 p.p., os vestuários ocupam o segundo lugar com 7,0%, diminuindo 7,2 p.p., e os calçados a terceira posição com 5,2%, diminuindo 3,2 p.p. em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

As importações por zonas económicas, os dados mostraram que no mês de Março de 2023, as importações de Cabo Verde totalizaram 9 342 mil contos, correspondendo a um aumento de 1 568 mil contos, 20,2%, face ao mês homólogo.

O continente europeu é o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 68,6% do montante total, seguido da América com 14,5%, da Ásia/Oceânia com 13,8%, do Resto do Mundo com 1,9% e da África com 1,2%.

O INE informou ainda que o Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,7% do total das importações, uma diminuição de 4,4 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguido de Espanha representando 12,7%, Arábia saudita com 6,7%, Argentina correspondente 6,3% e Brasil com 5,3%.

Os dados mostraram que os dez principais produtos importados, atingiram 57,2% do montante total das importações do país, contra os 51,9% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo. Os produtos mais importados foram os combustíveis com 16,4%, correspondendo a uma diminuição de 1,4 p.p., reactores e caldeiras correspondendo a 6,9%, milho com 6,4%, ferro e suas obras com 5,8%, máquinas e motores com 5,3% e veículos automóveis correspondendo a 4,5%.

As importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de março de 2023, todas as categorias de grupo evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022. Os dados indicaram que os bens de consumo corresponderam a 21,3%, os bens intermédios corresponderam a 22,0%, os bens de capital com 28,5% e os combustíveis com o peso de 11,0%.

Segundo o INE,os bens de consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de 46,9%, seguido dos bens intermédios, com 29,4%, dos combustíveis, com um peso de 16,4% e bens de capital, com 7,3% do total das importações, face ao mês de Março de 2022.

Autoria:Edisângela Tavares,27 abr 2023 14:25

Editado porAndre Amaral  em  21 jan 2024 23:28