91,2% das famílias cabo-verdianas dizem que não conseguem poupar dinheiro

PorSheilla Ribeiro,3 mar 2023 9:47

91, 2% das famílias cabo-verdianas dizem que não conseguem poupar dinheiro perante a actual situação económica do país, conforme os dados de Indicador de Confiança no Consumidor, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o documento, os resultados do quarto trimestre de 2022, demonstram que o indicador de confiança no consumidor teve a tendência ascendente do último trimestre, realçando um ligeiro aumento na confiança das famílias cabo-verdianas, apesar de o referido indicador evoluir desfavoravelmente face ao mesmo período do ano 2021.

Este resultado justifica-se basicamente pela apreciação negativa das famílias sobre a sua situação financeira para os próximos 12 meses, a evolução da situação económica do país para os próximos 12 meses, e o desemprego, relativamente ao trimestre homólogo.

Para as famílias inquiridas, nos últimos 12 meses, tanto a situação económica do seu lar como a situação económica do país evoluíram positivamente face ao trimestre homólogo.

Entretanto, os inquiridos opinaram que nos últimos 12 meses, os preços aumentaram e o desemprego diminuiu, relativamente ao mesmo período do ano de 2021.

“Relativamente ao item poupança, a maior parte (91,2%) dos inquiridos no quarto trimestre do ano de 2022 considerou que, ainda, a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro. No trimestre homólogo, esse percentual foi de 80,5%, o que representa uma diferença (10,7 pontos percentuais) entre os dois períodos”, consta no documento.

A mesma fonte realça que apenas 3,9% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país, sendo que, no trimestre homólogo, era de 15,0%, apresentando um decréscimo de 11,1 p.p.

Situação Futuro Perspetiva

De acordo com os inquiridos, para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo.

Para as famílias inquiridas, o desemprego deverá evoluir negativamente, enquanto que os preços deverão evoluir positivamente, face ao trimestre homólogo.

O INE avança que cerca de 94 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.

No quarto trimestre de 2022, 1% dos inquiridos afirmaram que provavelmente sim, irão construir ou comprar uma casa (contra 11,8% no período homólogo) representando, uma diminuição de 10,8 p.p.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,3 mar 2023 9:47

Editado porAndre Amaral  em  21 nov 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.