Indicador de Confiança no Consumidor mantém tendência de descida

PorExpresso das Ilhas,15 fev 2022 9:42

Dados do INE mostram que a confiança dos consumidores continua a descer. Poupar dinheiro, comprar carro ou casa continuam a ser objectivos difíceis de alcançar.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no quarto trimestre do ano 2021, "o indicador de confiança no consumidor manteve a tendência descendente do último trimestre, realçando o diminuir da confiança das famílias cabo-verdianas".

O documento divulgado hoje pelo INE revela que no que respeita à poupança, "a maior parte (80,5%) dos inquiridos no quarto trimestre do ano de 2021 considerou que a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro". No entanto, no quatro trimestre de 2020 esse percentual foi de 86,5%, "o que representa uma diferença (-6,0 pontos percentuais) entre os dois períodos. De realçar que 15,0% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a atual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, era de 10,7%, apresentando um acréscimo de 4,3 pp".

O INE acrescenta ainda que para os próximos 12 meses, "tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo".

Já no que respeita à compra de carro ou casa "81 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos" e apenas "15,9% dos inquiridos afirmaram, que provavelmente sim, irão construir ou comprar uma casa (contra 22,3% no período homólogo) representando, uma diminuição de 6,4 pp".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 fev 2022 9:42

Editado porAndre Amaral  em  16 fev 2022 10:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.