Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no quarto trimestre do ano 2021, "o indicador de confiança no consumidor manteve a tendência descendente do último trimestre, realçando o diminuir da confiança das famílias cabo-verdianas".
O documento divulgado hoje pelo INE revela que no que respeita à poupança, "a maior parte (80,5%) dos inquiridos no quarto trimestre do ano de 2021 considerou que a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro". No entanto, no quatro trimestre de 2020 esse percentual foi de 86,5%, "o que representa uma diferença (-6,0 pontos percentuais) entre os dois períodos. De realçar que 15,0% dos inquiridos afirmaram ser possível poupar algum dinheiro com a atual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo, era de 10,7%, apresentando um acréscimo de 4,3 pp".
O INE acrescenta ainda que para os próximos 12 meses, "tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir negativamente face ao trimestre homólogo".
Já no que respeita à compra de carro ou casa "81 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos" e apenas "15,9% dos inquiridos afirmaram, que provavelmente sim, irão construir ou comprar uma casa (contra 22,3% no período homólogo) representando, uma diminuição de 6,4 pp".