Em comunicado de imprensa, o grupo avançou que a nova fábrica fica localizada na Praia Negra, na cidade da Praia, onde vai ser produzida a cerveja Strela, a única cerveja industrial local de Cabo Verde.
Segundo a mesma fonte, a nova linha tem a capacidade para produzir 12.000 garrafas por hora, criando novas oportunidades de emprego, além dos mais de 250 empregos já estabelecidos pelo grupo em Cabo Verde.
“Este investimento é uma demonstração de compromisso assumido pela ECCBC, Cavibel e Ceris com Cabo Verde durante os últimos 25 anos”, salientou o grupo, referindo que, através deste investimento, a empresa mantém os seus padrões de qualidade e sabor de classe mundial, consolidando-se como uma das melhores cervejas do mundo.
“Irá também contribuir para a comunidade local, criando novas oportunidades de emprego. Esta inauguração reafirma o compromisso da ECCBC em continuar a investir no futuro do país”, prosseguiu.
Citado na nota de imprensa, o director do grupo em Cabo Verde, Pedro Cruz, disse que a inauguração da nova fábrica é um “marco importante” no compromisso com a comunidade cabo-verdiana.
“Os benefícios deste investimento e as oportunidades que irá proporcionar ao país não são apenas em termos de possibilidades de emprego, mas também iremos expandir e promover a nossa cultura local em todo o mundo com a cerveja Strela de alta qualidade e de produção local”, disse.
A nova fábrica vai ser inaugurada na próxima quinta-feira, num acto que vai ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
O grupo ECCBC começou a sua atuação em Cabo Verde em 1997, tendo desde então investido mais de 40 milhões de euros no negócio, representando hoje 1,2% do PIB cabo-verdiano.
Neste momento, a empresa fornece emprego directo a mais de 250 pessoas e indirectamente a mais de 1.060, avançou o grupo na nota de imprensa, indicando que realiza ainda diferentes iniciativas sociais, com impacto em mais de 50.000 cidadãos e patrocinou cerca de 2.000 eventos culturais, entre outras iniciativas.
A produção da Strela começou em 2006 na Praia e, em 2009, a marca era a segunda cerveja mais consumida em Cabo Verde, cobrindo 35% do mercado.
Actualmente, de acordo com grupo, é já a primeira bebida no país, sendo a única cerveja industrial produzida localmente, que em 2016 recebeu o prémio internacional Sabor Superior (Superior Taste Award) do International Taste & Quality Institute (iTQi) em Bruxelas.
Atualmente, a marca já conta com cinco reconhecimentos internacionais do iTQi.
A Equatorial Coca-Cola Bottling Company (ECCBC) é uma engarrafadora da The Coca-Cola Company em toda a África do Norte e Ocidental, que produz, comercializa e distribui as marcas mais apreciadas do mundo e uma vasta escolha de bebidas, incluindo Coca-Cola, Fanta e Sprite.
O grupo começou em 1989 na Guiné Equatorial, antes de se expandir para outros países, incluindo Guiné-Conacri, Mauritânia, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Gâmbia.
Em 1997, ECCBC foi refundada como um grupo para servir de plataforma de crescimento em novos territórios como o Gana, Marrocos e Argélia e actualmente opera em 13 países de África.