Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novobanco fecharam a esta semana a venda da empresa de segurança Esegur, revelou o presidente do banco público. Paulo Macedo anunciou ainda que conta relançar no próximo mês, se o Governo assim decidir, o processo de venda de um dos dois bancos que tem em Cabo Verde.
Em relação à Esegur, a empresa foi vendida esta quinta-feira aos espanhóis da Trablisa, que teria oferecido um preço de 30 milhões de acordo com a imprensa espanhola. “Foi uma operação que teve muitos meses para ser trabalhada. (…) O efeito em capitais é positivo, mas é marginal”, disse o líder da Caixa, que tinha 50%, sem revelar o valor do negócio.
Sobre a venda do banco cabo-verdiano Banco Comercial do Atlântico, Paulo Macedo disse que tem a expectativa de que o processo seja relançado no próximo mês, mas depende da decisão do Conselho de Ministros.
“A nossa expectativa é que, estando o processo a decorrer há algum tempo, parecendo que é relativamente pacífico que não faz sentido a Caixa ter dois bancos em Cabo Verde, e havendo interessados no processo, o processo seja rapidamente despachado. O timing será o Governo que definirá”, declarou o gestor.
Outro dos negócios que a o banco público tem para venda é a Caixa Brasil, mas está numa fase diferente em relação ao processo do banco em Cabo Verde.
A Caixa registou lucros de 486 milhões de euros no primeiro semestre, uma subida de 65% em relação ao mesmo período do ano passado.