Cabo Verde integra banco de investimento para promover empreendedorismo jovem

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 out 2022 9:03

Cabo Verde será um dos países piloto do projecto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para criar um banco de investimento para promover o empreendedorismo jovem no continente, anunciou esta quarta-feira o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

“Já há um compromisso do presidente do BAD (…) em como Cabo Verde será um dos países piloto e nós estamos a trabalhar a todo o vapor, com as nossas equipas a trabalhar, para que isto aconteça. Porque nós pensamos que a juventude tem a solução para o futuro de Cabo Verde”, anunciou Olavo Correia, que é também ministro das Finanças, ao intervir durante uma conferência de imprensa, na Praia, para apresentar as prioridades e principais medidas da proposta do Orçamento do Estado para 2023.

O governante revelou que a inclusão de Cabo Verde no projecto do BAD insere-se na estratégia de promoção de projetos de empreendedorismo por parte dos jovens cabo-verdianos, com medidas que constam desta proposta orçamental para 2023, que segue para discussão na Assembleia Nacional nas próximas semanas, como a garantia total do Estado a empréstimos para projetos viáveis.

“E para os jovens cabo verdianos esta é uma novidade muito importante. Porque temos muitos jovens empreendedores, temos muitos jovens com talento, temos muitos jovens que querem criar a sua empresa, criar emprego para si e emprego para os outros. Porque o nosso Governo pensa que os desafios serão vencidos com a energia, com a criatividade e com o trabalho dos jovens cabo-verdianos”, explicou.

“Então, criamos uma norma no Orçamento [para 2023] que vai permitir que jovens que tenham bons projetos, jovens responsáveis, que nos garantam um bom modelo de governança do próprio projeto, o Estado, em vez de dar garantia de até 80%, porque muitas vezes o jovem não consegue aportar os restantes 20%, vamos dar garantias até 100%”, disse ainda Olavo Correia.

O objectivo, sublinhou, é reduzir as “barreiras do ponto de vista de financiamento” e assim “permitir que todos os jovens que têm talento, que têm bons projectos - e podem contar com o apoio do ecossistema para melhorar até os projectos apresentados - possam ter uma garantia 100% da parte do Estado para poderem empreender e criar emprego para os outros”.

“A juventude tem talento para colocar ao serviço de Cabo Verde. A juventude cabo-verdiana precisa de duas coisas: precisa de uma oportunidade e precisa de ferramentas adequadas para concretizar os seus sonhos. É o que estamos a fazer”, apontou Olavo Correia.

A proposta de Orçamento do Estado para 2023, entregue pelo Governo ao parlamento na noite de segunda-feira, está avaliada em 77 mil milhões de escudos (692 milhões de euros), contempla a subida dos salários e pensões mais baixas e prevê um crescimento económico de 4 a 5% em 2023.

Cabo Verde enfrenta uma profunda crise económica e financeira, decorrente da forte quebra na procura turística – setor que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

Para 2022, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escalada de preços, o Governo baixou a previsão de crescimento de 6% para 4%.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 1,9% em 2021, indicam dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e o Governo prevê uma inflação de 8% este ano, a mais elevada dos últimos 25 anos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 out 2022 9:03

Editado porAndre Amaral  em  7 out 2022 8:33

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.