Numa nota de imprensa, o grupo afirma que a obtenção do referido certificado confirma que todos os estabelecimentos da RIU Hotels & Resorts em Cabo Verde cumprem com os standards internacionais da Travelife e se ajustam às boas prácticas na gestão ambiental e social, cumprindo os objectivos de Responsabilidade Social Corporativa da empresa.
A mesma fonte refere que há uma década o Grupo RIU escolheu o selo Travelife para auditar o seu compromisso com a sustentabilidade.
“Desde então, as condições que os hotéis devem cumprir para obter este certificado foram mudando, tornando-se cada vez mais rigorosas e com medidas mais específicas, para o alcance da excelência em sustentabilidade”, lê-se.
Desta vez, foram os estabelecimentos que a cadeia tem na Ilhas do Sal e Boa Vista que cumpriram os requisitos necessários para receber o reconhecimento.
Entre eles estão as boas prácticas em políticas organizacionais, direitos humanos, relações e condições de trabalho, meio ambiente, cumprimento da legislação, desenvolvimento local e compromisso com comunidades e clientes.
Para se obter o certificado Travelife, primeiro são compilados os dados do consumo de água e energia nos hotéis e o controlo dos resíduos e substâncias perigosas.
Por esta razão, o único hotel que não pôde obter o certificado Travelife foi o Riu Karamboa, uma vez que já se encontrava em processo de reforma durante a auditoria.