​Exportações e importações aumentaram em Cabo Verde

PorDulcina Mendes,28 jul 2023 10:33

No mês de Junho de 2023, as exportações em Cabo Verde tiveram um acréscimo de 61,9% e as importações um aumento de 0,5%, de acordo com os dados provisórios do Comércio Externo, divulgados esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Segundo o INE, no mês de Junho de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 673 mil contos, correspondendo a um aumento de 257 mil contos (61,9%) face ao mês homólogo.

A Europa continua a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 95,0% do total das exportações cabo-verdianas.

O INE mostra que a Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando (63,3%) no mês de junho de 2023, tendo aumentado 11,5 p.p. face ao mês homólogo de 2022.

A mesma fonte indica que a Itália ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (16,1%), diminuindo 1,8 p.p.; Portugal, no terceiro lugar (14,9%), registou uma diminuição de 6,8 p.p. e os Estados Unidos em quarta posição com (5,0%), diminuiu 3,0 p.p.

Conforme o INE, no mês de Junho de 2023, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 73,7% (aumentando 5,4 p.p.), os vestuários ocupam o segundo lugar, com 8,6% (diminuindo 4,2 p.p.), e os calçados, a terceira posição, com 6,1%, diminuindo 2,7 p.p. em relação ao registado no mesmo mês do ano anterior.

Em relação às importações por Zonas Económicas, o INE refere que no mês de Junho de 2023 totalizaram 7 923 mil contos, correspondendo a um aumento de 40 mil contos (0,5%) face ao mês homólogo.

O continente europeu é o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 74,7% do montante total (contra 67,2% do mês de junho do ano transato), seguido da Ásia/Oceânia (16,9%), da América (4,9%), do Resto do Mundo (2,0%) e da África (1,5%).

O INE aponta que Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,5% do total das importações, (com uma diminuição de 3,0 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior), seguido de Espanha (11,0%), China (8,6%), França (7,0%) e Países Baixos (4,2%).

A mesma fonte mostra que os dez principais produtos importados, atingiram 54,6% do montante total das importações de Cabo Verde (contra os 56,8% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo). Os produtos mais importados foram os combustíveis (14,1%, com uma diminuição de 7,3 p.p.), ferro e suas obras (6,9%), reatores e caldeiras (6,8%), veículos automóveis (5,6%), carnes e miudezas comestíveis (4,1%) e máquinas e motores (3,8%).

Quanto às importações por Grandes Categorias de Bens, o INE mostra que, no mês de Junho de 2023, com exceção dos combustíveis, todas as categorias de bens evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2022: os bens de consumo (9,0%), os bens intermédios (7,6%), os bens de capital (23,7%) e os combustíveis diminuíram (33,9%).

Os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de (45,7%), seguido dos Bens Intermédios, com (31,0%), dos Combustíveis, com um peso de (14,1%) e Bens de Capital, com (9,2%) do total das importações, face ao mês de Junho de 2022.

Autoria:Dulcina Mendes,28 jul 2023 10:33

Editado porAndre Amaral  em  18 abr 2024 23:28