​Serviços de comunicações móveis diminuíram e telefonia fixa apresenta leve aumento no segundo trimestre de 2023 – ARME

PorEdisângela Tavares,19 out 2023 10:28

Os resultados do relatório de indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas divulgados hoje pela ARME apontou que os serviços de comunicações móveis diminuíram e os de telefonia fixa registaram um ligeiro aumento, no segundo trimestre de 2023.

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) revelou no relatório dos indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas em Cabo Verde, que no final do mês de Junho de 2023, o Serviço de Telefonia Fixa [STF] contava com 57.244 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes, o que representa um aumento de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Comparando esses resultados com o segundo trimestre de 2022, nota-se uma diminuição de 1%.

“Deste modo, quando olhamos para a quota de mercado dos assinantes de telefone fixo, no final do 2- trimestre deste ano, constatamos que a CVMultimédia [agora Alou] detém 56 por cento, a CVTelecom, 43 por cento e a Unitel T+ 2 por cento, respectivamente”, lê-se no relatório da ARME.

Relativamente ao tráfego de voz, a ARME informou que no 2º trimestre de 2023 foram gerados cerca de 6,7 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a um aumento de 14% em relação ao 1º trimestre de 2023. Quando comparado com o período homólogo do ano passado, nota-se um aumento de 34%, no total de tráfego de voz, devido ao aumento do tráfego de voz nacional na ordem de 56%.

Em relação aos serviços de redes móveis, o relatório revela que o número total de cartões SIM activos no mercado em Cabo Verde, em Junho de 2023 foi de 566.766, o que representa uma diminuição de 2,3% e 2,6%, em relação ao primeiro trimestre de 2023 e ao período homólogo em 2022, respectivamente. A taxa de penetração nesse período foi de 98 por cento.

O relatório da ARME revelou que, em Junho de 2023, a CVMóvel detém 71% da quota do número total de cartões SIM activos no mercado móvel em Cabo Verde.

Segundo o número de cartões SIM dedicados exclusivamente às conexões à internet móvel foi de 27.130 no final do segundo trimestre de 2023, o que representando 5% do número total dos cartões SIM, verificando-se uma diminuição de 8% em relação ao trimestre anterior e de 10% em relação ao período homólogo do ano passado.

No que refere ao serviço de internet, no 2º trimestre de 2023, o número total de assinaturas foi de 517.602, do qual 88% foi fornecido pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen.

“Este número, deve-se ao facto da diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo. Outrossim, o número de assinaturas do Serviço de Acesso à Internet aumentou em cerca de 2% no segundo trimestre de 2023 em relação ao primeiro trimestre de 2023. Entretanto, quando comparado ao período homólogo do ano passado registou-se um aumento de 11 por cento”, revelou o relatório da ARME.

Deste modo, a taxa de penetração do Serviço de Acesso à Internet situa-se em torno de 90 acessos por 100 habitantes, no final do 2º trimestre de 2023. Segundo o relatório, representa uma variação de -1,52 pontos percentuais (p.p) e 8,02 p.p., em relação ao 1º trimestre de 2023 e segundo trimestre de 2022, respectivamente.

Em relação às quotas de mercado por assinaturas de serviço de acesso à internet, a CVMóvel detém a quota mais elevada de 59,17%, seguida da Unitel T + com 34,88% e da CVMultimédia com 5,95%.

Em comparação com o 1º trimestre do ano 2023, a quota da CVMóvel diminuiu 1,5 p.p. e, as quotas da Unitel T+, da CVMóvel e da CVMultimédia diminuíram 0,09 p.p e 4,4 p.p. respetivamente.

Em nota, a ARME informa que os dados deste relatório de indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas , relativos à CVTelecom, agora Alôu, dizem respeito ao período que antecedeu a fusão desta empresa, ocorrido em Julho deste ano.

Autoria:Edisângela Tavares,19 out 2023 10:28

Editado porAndre Amaral  em  20 out 2023 10:20