​Ritmo de crescimento económico em Cabo Verde abrandou no 3º trimestre de 2023 – INE

PorEdisângela Tavares,24 out 2023 11:16

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, hoje, que o ritmo de crescimento económico em Cabo Verde abrandou no 3º trimestre de 2023. Os resultados do Indicador de Clima Económico revelou que inverteu a tendência ascendente dos últimos trimestres.

Os resultados do Indicador de Clima Económico situam-se acima da média da série, tendo atingido o mesmo valor relactivamente ao período homólogo do ano 2022, revelando que a conjuntura económica é favorável.

Segundo um comunicado do INE, o diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do turismo, da construção, do comércio em estabelecimentos, e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes.

Os resultados divulgados apontaram que na categoria Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança teve a tendência ascendente do último trimestre, situando-se na média da série o que confirma que a conjuntura no sector é favorável.

De acordo com o INE, ao serem questionados sobre as limitações, os empresários assinalaram insuficiência de procura e rutura de stock como sendo os principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas comerciais em Cabo Verde.

No turismo constata-se que o indicador de confiança teve também uma tendência ascendente no último trimestre, situando-se ainda acima da média da série com a conjuntura no sector favorável.

Em comparação com o trimestre homólogo, segundo o INE observa-se ainda que o indicador evoluiu positivamente. A insuficiência da procura e dificuldades financeiras foram os principais obstáculos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas no terceiro trimestre de 2023.

A conjuntura no sector da Construção é favorável, tendo o indicador de confiança revelando a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando-se na média da série. Os empresários indicaram o elevado nível da taxa de juros e excesso de burocracia, como os principais constrangimentos do sector no decorrer do terceiro trimestre de 2023.

“Tiveram ainda outros factores que constituíram constrangimentos também no sector”, revelou a fonte oficial.

Em relação ao Comércio em Feira, o indicador de confiança continuou com a mesma tendência do último trimestre, com evolução negativa relativamente ao mesmo período do ano de 2022. O INE sublinhou que a conjuntura neste sector é desfavorável, situando-se abaixo da média da série.

Os resultados apontaram que o sector da Indústria Transformadora o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do trimestre anterior, situando-se abaixo do nível da média da série. A conjuntura no sector é desfavorável. Os inquiridos apontaram como principais causas das dificuldades sentidas no sector, falta de matéria prima, excesso de regulamentações estatais. Teve ainda importância, frequentes avarias mecânicas.

O indicador de confiança no sector dos Transportes e Serviços Auxiliares aos Transportes indicou que continuou com a tendência ascendente dos trimestres anteriores, situando-se acima da média da série. A conjuntura no sector é favorável neste trimestre. As regulamentações estatais e a concorrência, influenciaram negativamente a actividade das empresas no decorrer do 3º trimestre de 2023.

O INE explica que um inquérito de conjuntura é um instrumento efectivo de análise e interpretação da evolução da actividade económica no curto prazo. As perguntas são de caráter qualitativo e refletem as opiniões dos empresários sobre a situação geral das suas empresas, sobre o comportamento de algumas variáveis significativas e também sobre as expectativas.

Autoria:Edisângela Tavares,24 out 2023 11:16

Editado porAndre Amaral  em  16 mai 2024 23:28