PM apela à estabilidade social e laboral nas negociações salariais com professores e médicos

PorSheilla Ribeiro,6 nov 2023 13:56

O Primeiro-ministro, apelou hoje à estabilidade social e laboral como pilares essenciais durante as negociações salariais com várias classes, incluindo professores e médicos e realçou a referiu que as medidas em discussão com os sindicatos abrangem várias áreas, não se resumindo apenas à actualização salarial.

Correia e Silva salientou a importância de uma abordagem holística ao pacote de medidas propostas, levando em consideração as limitações financeiras do país. Ele sublinhou que o objetivo é encontrar as melhores soluções que garantam a defesa dos interesses dos trabalhadores, ao mesmo tempo, em que assegurem a estabilidade económica e financeira e evitem aumentos de impostos para financiar despesas públicas.

O Primeiro-Ministro também abordou o contexto económico excepcional de 2022, quando a inflação disparou para 8%, muito acima da média de 2%. Ele reconheceu o desafio considerável de recuperar as perdas salariais em um ano tão atípico e sublinhou a necessidade de considerar diferentes posições, tanto dos sindicatos como das entidades patronais.

Correia e Silva reforçou a ideia de que as negociações não devem se concentrar apenas na atualização salarial, mas sim em encontrar soluções abrangentes que atendam a todas as partes interessadas e promovam o bem-estar económico do país.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 nov 2023 13:56

Editado porAndre Amaral  em  7 nov 2023 10:08