Cabo Verde participa com dez startups no Web Summit Lisboa para “conectar o país e ampliar horizontes”

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,9 nov 2023 7:57

Cabo Verde vai estar representado por 10 startups na décima edição do Web Summit Lisboa, a acontecer de 13 a 16 de Novembro, em Portugal, com o objetcivo de” conectar o país e ampliar horizontes”.

A cerimónia de apresentação dos selecionados aconteceu hoje, na Cidade da Praia, após um concurso de startups de base tecnológica, que contou com a concorrência de 21 candidaturas, de quatro ilhas e em seis áreas de maior impacto tecnológico.

Acount – Informática e Gestão, Ocean Vison, Helth360, Chuva, Nha Kretcheu Promoções, CV Innovation, HDR Energy, YA, African Coders, Come In Cabo Verde são as 10 startup cabo-verdianas seleccionadas para participar na maior feira de tecnologia do mundo.

Para a seleção dos vencedores, segundo a organização ( GoGlobal), foram levados em conta os critérios de alinhamento estratégico, grau de inovação, potencial de escala e o preparo para receber investimentos.

Na ocasião, o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, informou que mais 10 startups da diáspora cabo-verdiana também vão estar nesta feira a exporem de forma gratuita.

O governante ressaltou o facto de Cabo Verde continuar a ser o único país africano a estar presente neste evento de promoção dos startups e com uma delegação de mais de 50 cabo-verdianos, sem contar com os que estão na diáspora.

“Naqueles dias, Cabo Verde passará a ser o centro de tecnologia em África porque estamos a falar do maior evento mundial no sector e nós somos referência no continente neste contexto”, notou Pedro Lopes, considerando que esta visibilidade é importante para e atingir os lugares cimeiros que Cabo Verde tem conquistado nos rankings do apoio ao sector privado.

O governante informou que participa no Web Summit Lisboa como orador num dos painéis, juntamente com a ministra da tecnologia da Sérvia, para discutir o futuro da tecnologia, nomeadamente na questão da regulação e da inteligência artificial.

Segundo Pedro Lopes, um dos propósitos da participação de Cabo Verde é se conectar com a diáspora cabo-verdiana, “ no objectivo de ampliar horizontes, reter os talentos no país e atracação dos “cérebros” da diáspora , através de programas como “Nómadas Digitais” e Zona Especial Económica e Tecnológica (ZET).

“Por isso, a nossa comunicação é conectar Cabo Verde e ampliar horizontes. A tecnologia permite-nos isto. Não fechar e sermos cada vez mais abertos e flexíveis”, explicou o secretário de Estado da Economia Digital.

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,9 nov 2023 7:57

Editado porAndre Amaral  em  30 abr 2024 23:28