Presidente da CCB pede aos empresários nacionais que “valorizem mais” os trabalhadores

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 abr 2024 11:04

O presidente da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB) exortou os empresários nacionais a “valorizarem mais” os trabalhadores cabo-verdianos por forma a evitar a retirada de mão-de-obra qualificada para o exterior.

Jorge Maurício fez o alerta à imprensa, no Mindelo, na sequência de um encontro na terça-feira, 09, com o embaixador de Portugal em Cabo Verde e que teve como propósito trocar informações sobre o panorama empresarial no norte do País.

Questionado sobre a recente saída de profissionais do País para trabalharem em países como Portugal, o responsável da agremiação empresarial considerou ser “legítimo” deixar as pessoas, num mercado global, terem a liberdade de escolha sobre onde querem estar, trabalhar, produzir e fazerem as suas vidas.

Mas, asseverou, os empresários nacionais devem também tentar saber o porquê das empresas estrangeiras virem recrutar mão-de-obra precisamente em Cabo Verde.

“Portanto, se nos vêm recrutar trabalhadores, porque são bons, se são bons para irem trabalhar fora, são bons para trabalharem em Cabo Verde e devemos valorizar também a mão-de-obra”, sublinhou Jorge Maurício.

E esta valorização, segundo a mesma fonte, deve ser pela via do salário, das relações, do cumprimento da legislação laboral e pela via do cuidado e do tratamento que se deve ter sempre entre a entidade empresarial, a entidade patronal e os trabalhadores.

Quanto às consequências da “exportação” destes profissionais, o presidente da CCB assegurou que a nível global é difícil contabilizar, mas através dos associados têm conseguido perceber algum “impacto negativo” relacionado com a substituição.

Daí, asseverou, ser preciso trabalhar internamente a questão de formação para manter a qualidade.

“Temos que começar internamente a trabalhar e a sermos competitivos”, lançou.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 abr 2024 11:04

Editado porSheilla Ribeiro  em  10 abr 2024 13:55