​Ritmo de crescimento económico aumenta

PorDulcina Mendes,14 ago 2024 11:12

No segundo trimestre de 2024, o ritmo de crescimento económico aumentou em comparação com o primeiro trimestre do ano, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos indicam que, no segundo trimestre de 2024, o indicador de clima de confiança continuou a tendência ascendente do trimestre anterior.

No mesmo sentido, o indicador situa-se acima da média da série, tendo atingido um valor superior relativamente ao mesmo período do ano 2023, revelando que a conjuntura económica é favorável.

Segundo o INE, este diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do comércio em estabelecimentos, do turismo, da construção, e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes.

No sector de Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança teve uma tendência ascendente no último trimestre, situando-se acima da média da série. A conjuntura no sector é favorável. Mesmo assim, os empresários assinalaram outros factores, como insuficiência da procura e regulamentações estatais como sendo os principais constrangimentos, além da dificuldade financeira.

No Turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente no último trimestre, situando-se ainda acima da média e mostrando uma conjuntura favorável. No entanto, a falta de pessoal com formação e absentismo do pessoal ao serviço foram apontados como principais obstáculos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas.

Na Construção, o indicador de confiança manteve a mesma tendência do último trimestre, situando-se acima da média. A conjuntura no sector é favorável. Os empresários indicaram o excesso de burocracia, dificuldade na obtenção de crédito e nível elevado da taxa de juro como sendo os principais constrangimentos do sector.

Já no Comércio em Feira, o indicador de confiança manteve a mesma tendência do trimestre passado, evoluindo negativamente relativamente ao mesmo período do ano de 2023. A conjuntura neste sector é desfavorável, situando-se abaixo da média.

Na Indústria Transformadora, o indicador de confiança situou-se abaixo da média. A conjuntura no sector é desfavorável. As principais causas das dificuldades sentidas pelos empresários prendem-se com o excesso de regulamentações estatais e falta de matéria prima. Teve ainda importância o elevado absentismo do pessoal ao serviço.

No sector dos Transportes e Serviços Auxiliares aos Transportes, o indicador de confiança contrariou a tendência observada anteriormente, situando-se acima da média. A conjuntura é favorável, embora a insuficiência da procura tenha influenciado negativamente a atividade das empresas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,14 ago 2024 11:12

Editado porSara Almeida  em  17 ago 2024 8:17

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.