Mendes afirma que o desenvolvimento sustentável da ilha do Monte Cara não se deve limitar ao âmbito local.
“E por São Vicente ter-se fechado em torno de si não houve uma ligação com as outras ilhas, nomeadamente Sal, Boa Vista e São Nicolau, por exemplo, para que ela pudesse ter uma posição forte. Anos atrás, tinhas três voos da Boa Vista para cá, hoje para vires para Mindelo tens que ir à Praia, isso complica o desenvolvimento da ilha. Acho que São Vicente tem que se posicionar, no mundo dos negócios não pode ficar dentro de si, tem que ter um papel importante para atingir um grau de desenvolvimento maior, e entrar na cena nacional e internacional. Tem que acompanhar o que se passa ao seu redor. Ninguém cresce sozinho. São pequenos detalhes que São Vicente precisa”, afirma.
Para o empresário, continua a ser necessária uma mudança de mentalidade institucional para a desburocratização e agilização de processos.
“Em São Vicente, a tendência para esta parte de hierarquia é muito fechada, reduzida a meia dúzia de pessoas, a sensação é que as pessoas estão aqui para o seu interesse próprio e não para o desenvolvimento da ilha, e é uma ilha com grande em diversas áreas", observa.
O Ouril Hotel Mindelo foi inaugurado em Agosto de 2023, aumentou a oferta de São Vicente em mais de 130 quartos, emprega actualmente mais de 100 pessoas. A direcção do hotel de quatro estrelas aponta para uma taxa de ocupação média anual entre 65 a 70%.
O empresário Manuel Mendes afirma que Ouril Hotel Mindelo prepara-se para entrar numa nova fase de funcionamento, com foco na consolidação da sua posição no mercado.
Ouril Hotels é uma marca hoteleira do grupo Mendes & Mendes, que possui quatro hotéis: Ouril Pontão e Ouril Júlia, na cidade de Santa Maria, no Sal. Na ilha da Boa Vista estão instalados o Ouril Hotel Agueda e Ouril Hotel Boa Vista.